Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 29 de setembro de 2020
SADER_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

MS já pode iniciar plantio de soja

2 Out 2010 - 09h50Por Dourados Agora

DOURADOS – Produtores rurais de todo o Mato Grosso do Sul já estão autorizados a iniciar o plantio da safra de soja, a principal cultura de verão do Estado. A semeadura das lavouras é autorizada após o fim do vazio sanitário da soja, procedimento adotado no Estado para evitar a propagação da ferrugem asiática. Apesar da permissão legal, o plantio deve começar com força a partir de 21 de outubro, conforme recomenda o zoneamento agrícola.

A estimativa é que sejam plantados 1,7 milhão de hectares de soja em MS, de acordo com previsão da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul). O vazio sanitário é aplicado no Estado há três anos, de julho a setembro. Neste período, os produtores que forem flagrados com brotos de soja de safras passadas podem ser multados. O não cadastramento de áreas de plantio também gera autuações.

Em Dourados, a previsão é que a área plantada de soja na safra 2010/2011 seja de aproximadamente 140 a 145 mil hectares. O presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran), Bruno Tomasini, diz que os produtores estão animados com a boa produtividade das safras anteriores e também com a chegada das chuvas, que ajudaram a preparar o solo para o plantio. “O produtor já é otimista por natureza. Além disso, viemos de duas safras de soja muito boas, além de uma boa produtividade na safrinha”, comenta.

Monitoramento

Na avaliação do engenheiro agrônomo da Famasul, Lucas Galvan, o plantio deve começar com força na segunda quinzena de outubro, conforme recomendação da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os produtores que respeitarem as normas poderão ter acesso a crédito e seguro rural. O zoneamento agrícola é determinado pela média histórica de chuvas e orienta sobre qual a melhor época para o plantio.

No entanto, segundo especialistas, há possibilidade de estiagem no mês de janeiro, por conta de influência do fenômeno La Niña. Por isso, a antecipação do plantio é uma alternativa para evitar perdas na produção. “Tudo vai depender da análise de cada produtor”, garante Bruno Tomasini.

Segundo a Aeagran, apesar da permissão para o plantio, os produtores ainda não iniciaram a semeadura das lavouras, que ainda estão ‘encharcadas’ devido às chuvas dos últimos dias. Segundo o engenheiro agrônomo, somente a partir da próxima semana, se houver tempo firme, é que o solo estará preparado para receber a semente. “A chuva neste momento foi fundamental porque a umidade no solo é determinante para a germinação das sementes”, garante.

Ele lembra que, diante das previsões de ‘veranico’, produtor e engenheiro agrônomo devem estar atentos às técnicas de bom manejo para garantir que a planta suporte a estiagem a partir do armazenamento de água no solo. Por isto, segundo ele, a orientação técnica de um profissional é fundamental para garantir o sucesso da produção.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Motorista registrou a travessia de uma jiboia na avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. FORA DO HABITAT
VÍDEO: motorista flagra jiboia cruzando pista de avenida no RJ: 'olha isso'
Só queria que me entendessem sem preconceito! PRECONCEITO
Jovem é expulso de casa ao assumir namoro com mulher trans
Yan e um comparsa renderam mãe e filha na rua CRIMINOSO
Bandido morto pela PM arrancou família de carro e agrediu mulher uma semana antes
O diesel não sofreu reajuste. + ALTA
Gasolina sobe 4% nas refinarias, anuncia Petrobras
O total de mortes causadas por covid-19 chega a 138.108, um acréscimo de 0,6% sobre a soma de segunda Saúde
Covid-19: Brasil tem 33,5 mil novos casos e 836 mortes em 24 horas
HERANÇA PORTUGUESA
A herança portuguesa na vida cotidiana do Brasil
Os beneficiários nascidos em janeiro  3,9 milhões de pessoas  poderão sacar AJUDA FINANCEIRA
Caixa paga nova parcela do auxílio emergencial para 5,6 milhões de pessoas
o maior programa de assistência aos mais pobres no Brasil e talvez um dos maiores do mundo PRESIDENTE NA ONU
Bolsonaro diz que brasileiros receberam mil dólares de auxílio
Imagem: Reprodução/Balanço Geral Londrina FUGA EM MASSA
Presos fogem de cadeia após surto de Covid-19
Material estava dentro de uma bexiga e enrolado com fita isolante PROFUNDEZAS DO CRIME
8 celulares e outros materiais são retirados do ânus de preso