Menu
SADER_FULL
sábado, 12 de junho de 2021
Busca
Brasil

MS Empreendedor viabiliza indústria de fécula de mandioca à Ponta Porã

19 Out 2009 - 16h27Por Notícias.MS

Ponta Porã ganhou uma nova indústria, levando para o município um investimento de cerca de R$ 4 milhões e a perspectiva de empregar quase 50 trabalhadores. O empreendimento, uma fecularia, começou a operar na semana passada e foi inaugurada na sexta-feira (16) pelo governador André Puccinelli e o prefeito Flavio Kayatt.

Um dos proprietários da fábrica, Genésio de Melo, diz que os incentivos fiscais do MS Empreendedor, do governo estadual, e os incentivos e estrutura de terreno e rede de energia do programa municipal InvisPorã foram fundamentais para viabilizar o negócio. “Sem esse apoio, fica impossível de chegar uma indústria”, afirmou.

Dois turnos de trabalho já estão ativos na fecularia, mas serão ao todo três, gerando 47 empregos diretos. Mas os efeitos são mais amplos, já que muitos assentados rurais serão os fornecedores da empresa. A perspectiva é de gerar trabalho para 1.500 pessoas em toda a cadeia produtiva. Dessa cadeia já fazem parte trabalhadores como Davi Deitos e Aurí Dierings, assentados da Fazenda Itamarati. Os dois não cultivam mandioca, mas estão tendo nova opção de trabalho transportando toneladas da raiz  plantada e colhida por outros produtores até a nova fábrica. No fim da tarde de sexta, os agricultores só aguardavam a cerimônia de inauguração para descarregar as duas carretas com 20 toneladas de mandioca.

A unidade vai industrializar mandioca para fazer o polvilho (amido), com uma capacidade instalada de esmagamento de 200 toneladas/dia. Outro produto que sairá das máquinas é a ração feita de mandioca adicionada a minerais, destinada a alimentação de gado criado em confinamento.

A Amidos Ponta Porã Ltda está instalada às margens da rodovia que liga a cidade aos assentamentos Itamarati I e II, Dorcelina Folador, Nova Era e Boa Vista. Antes, a única opção dos pequenos produtores era vender a mandioca para uma fecularia de Amambai. Com a redução do frete, o lucro dos agricultores tende a aumentar. O projeto começou a ser planejado há cerca de três anos e meio e agora se viabilizou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta