Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

MS é segundo no Brasil em número de queimadas

22 Set 2010 - 10h32Por Diário MS

Mato Grosso do Sul é o segundo no Brasil em número de queimadas, segundo Resumo do Monitoramento de Queimadas por Satélites, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O relatório levou em conta o período de meia noite do dia 20 de setembro (segunda-feira) até às 13h30 de ontem. Nesse tempo foram registrados 118 focos no Estado.


O campeão nas queimadas é Mato Grosso que chegou a 1.685 focos durante o período de registro do Inpe. O Pará ficou em terceiro no ranking das queimadas com 96 focos.


Segundo os mapas apresentados pelo relatório, o risco de queimadas é maior na região nordeste, sul e sudoeste do Estado.


Com os fortes ventos e o tempo quente e seco o risco de queimadas é iminente. Só ontem, o corpo de Bombeiros atendeu a duas chamadas para combate a incêndio na região de Dourados, até o meio dia.


A orientação é de que a população não coloque fogo em terrenos baldios, matagais e em depósitos de lixo. Em caso de emergência o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.

PREVISÃO

Pelo menos até quinta-feira a previsão é de tempo seco e quente, segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul).


As temperaturas podem chegar aos 40°C, hoje, em Dourados, Ivinhema, Miranda, Porto Murtinho e Rio Brilhante. Já a umidade relativa do ar fica em alerta em todas as regiões do Estado com índices entre 12 e 20%. Há possibilidades de ventos fortes em todo o Centro-Oeste.


A partir de sexta-feira, devido a uma pequena instabilidade, deve ocorrer aumento de nuvens e há previsão de chuva de curta duração com trovoadas em grande parte do Estado, segundo o Cptec/Inpe (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos). Mesmo assim as temperaturas continuam na casa dos 35ºC na maioria das cidades. Em Dourados a possibilidade de chuva se estende até o domingo, com 80% de chance de precipitação.

PRIMAVERA

A primavera, estação mais florida do ano, deve ter início no dia 22 de setembro às 23h09, com término no dia 20 de dezembro.


Segundo a climatologia, a primavera destaca-se pela mudança no regime de chuvas e temperaturas na maior parte do Brasil. Em MS, as chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, marcando o período de transição entre a estação seca e a estação chuvosa.
As pancadas de chuva ocorrem no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam no decorrer desta estação.


Em algumas ocasiões, podem ocorrer descargas elétricas, ventos fortes e queda de granizo. Contudo, aumenta a ocorrência de “complexos convectivos”, que são sistemas que provocam grande quantidade de chuva em períodos relativamente curtos. As temperaturas também devem aumentar, gradativamente, nessa época do ano.


O fenômeno La Niña, sistema oceânico-atmosférico que influencia no volume de chuva, deve permanecer até o início do próximo ano, deixando o volume abaixo da média em MS.
O trimestre (setembro/outubro/novembro) deve permanecer crítico em relação às ocorrências de queimadas no Estado. As temperaturas devem ficar acima da média na região norte do MS, e dentro da média nas demais regiões.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos