Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
SAÚDE

MS é o 8º Estado na incidência de Aids

1 Dez 2009 - 07h03Por Diário MS

O Boletim Epidemiológico 2009 (preliminar) divulgado pelo Ministério da Saúde aponta Mato Grosso do Sul como o oitavo Estado no ranking nacional de incidência de Aids. O boletim, divulgado na semana passada, utiliza dados referentes a 2007 e indica a ocorrência de 17,7 casos por 100 mil habitantes no Estado. Quando a referência são as capitais do país, Campo Grande aparece na 19ª posição, com incidência de 21,7 casos por 100 mil habitantes. Hoje é comemorado o Dia Mundial de Combate à Aids.
De acordo com números da Secretaria Estadual de Saúde, até setembro eram 5.132 casos da doença em MS, um índice considerado histórico. O boletim aponta a incidência da doença também no interior do Estado. Dos 78 municípios, 32 notificaram pelo menos um novo caso positivo da doença em 2007. Desses, 13 tem menos de 25 mil habitantes e oito com menos de 10 mil.
Com relação à faixa etária, a doença atinge mais jovens entre 20 e 24 anos, com 48,65 % dos casos notificados. Em Dourados, segundo números do programa DST/Aids, são 1.203 pessoas portadoras do vírus HIV – 321 delas têm Aids e fazem o tratamento à base de anti-retroviral, também conhecido com “coquetel de medicamentos”. Nos outros casos, o paciente não faz uso de medicamentos, apenas acompanhamento e consultas periódicas com especialistas.
Este ano, de janeiro a novembro, foram 59 novos casos confirmados em Dourados, além de outros 15 que aguardam confirmação. Dos casos confirmados, 31 são homens e 28 mulheres. No ano passado, durante todo o ano foram confirmados 55 novos casos da doença.

CAMPANHA

O preconceito enfrentado pelos portadores do vírus HIV será o tema principal do Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado hoje. Segundo especialistas, o preconceito ainda continua sendo um dos principais transtornos enfrentados pelos soropositivos, um mal tão devastador quanto o próprio vírus no organismo.
As ações em Dourados acontecem na Praça Antonio João, das 8h às 15h, onde haverá distribuição de preservativos e material informativo. Profissionais de saúde farão a coleta de sangue para exames de HIV e Hepatite B e C.
As primeiras cem pessoas que participarem da mobilização também irão receber uma camiseta da campanha – que também poderá ser adquirida com a doação de dois quilos de alimento não perecível, exceto sal. Os alimentos coletados serão distribuídos a soropositivos de baixa renda. Das 15h às 17h, a ação será concentrada no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal), na BR-163, que dá acesso a Campo Grande. No local, haverá trabalho de prevenção e orientação destinado aos motoristas.
Segundo a enfermeira Patrícia Piassarollo, do programa DST/Aids, a informação é uma das ‘armas’ utilizadas pelo programa para combater o preconceito que ainda impera com relação aos soropositivos. “É uma realidade ainda, infelizmente. Acreditamos que seja um problema ligado à desinformação, por isto nosso trabalho constante de prevenção e orientação”, explica. Segundo ele, o trabalho tem sido levado a hospitais, indústrias, empresas, escolas e também à população carcerária.
Segundo a enfermeira, com o acompanhamento e tratamento corretos, o soropositivo ou paciente com Aids podem ter uma vida praticamente normal, mantendo suas atividades diárias normalmente. “Depende muito do acompanhamento. Se houver o tratamento adequado, a qualidade de vida deste paciente é muito grande”, explica. “Tem paciente portador do vírus há vinte anos, vivendo muito bem”, garante.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente