Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 14 de junho de 2021
SADER_FULL
Busca
SAÚDE

MS é o 8º Estado na incidência de Aids

1 Dez 2009 - 07h03Por Diário MS

O Boletim Epidemiológico 2009 (preliminar) divulgado pelo Ministério da Saúde aponta Mato Grosso do Sul como o oitavo Estado no ranking nacional de incidência de Aids. O boletim, divulgado na semana passada, utiliza dados referentes a 2007 e indica a ocorrência de 17,7 casos por 100 mil habitantes no Estado. Quando a referência são as capitais do país, Campo Grande aparece na 19ª posição, com incidência de 21,7 casos por 100 mil habitantes. Hoje é comemorado o Dia Mundial de Combate à Aids.
De acordo com números da Secretaria Estadual de Saúde, até setembro eram 5.132 casos da doença em MS, um índice considerado histórico. O boletim aponta a incidência da doença também no interior do Estado. Dos 78 municípios, 32 notificaram pelo menos um novo caso positivo da doença em 2007. Desses, 13 tem menos de 25 mil habitantes e oito com menos de 10 mil.
Com relação à faixa etária, a doença atinge mais jovens entre 20 e 24 anos, com 48,65 % dos casos notificados. Em Dourados, segundo números do programa DST/Aids, são 1.203 pessoas portadoras do vírus HIV – 321 delas têm Aids e fazem o tratamento à base de anti-retroviral, também conhecido com “coquetel de medicamentos”. Nos outros casos, o paciente não faz uso de medicamentos, apenas acompanhamento e consultas periódicas com especialistas.
Este ano, de janeiro a novembro, foram 59 novos casos confirmados em Dourados, além de outros 15 que aguardam confirmação. Dos casos confirmados, 31 são homens e 28 mulheres. No ano passado, durante todo o ano foram confirmados 55 novos casos da doença.

CAMPANHA

O preconceito enfrentado pelos portadores do vírus HIV será o tema principal do Dia Mundial de Combate à Aids, celebrado hoje. Segundo especialistas, o preconceito ainda continua sendo um dos principais transtornos enfrentados pelos soropositivos, um mal tão devastador quanto o próprio vírus no organismo.
As ações em Dourados acontecem na Praça Antonio João, das 8h às 15h, onde haverá distribuição de preservativos e material informativo. Profissionais de saúde farão a coleta de sangue para exames de HIV e Hepatite B e C.
As primeiras cem pessoas que participarem da mobilização também irão receber uma camiseta da campanha – que também poderá ser adquirida com a doação de dois quilos de alimento não perecível, exceto sal. Os alimentos coletados serão distribuídos a soropositivos de baixa renda. Das 15h às 17h, a ação será concentrada no posto da PRF (Polícia Rodoviária Federal), na BR-163, que dá acesso a Campo Grande. No local, haverá trabalho de prevenção e orientação destinado aos motoristas.
Segundo a enfermeira Patrícia Piassarollo, do programa DST/Aids, a informação é uma das ‘armas’ utilizadas pelo programa para combater o preconceito que ainda impera com relação aos soropositivos. “É uma realidade ainda, infelizmente. Acreditamos que seja um problema ligado à desinformação, por isto nosso trabalho constante de prevenção e orientação”, explica. Segundo ele, o trabalho tem sido levado a hospitais, indústrias, empresas, escolas e também à população carcerária.
Segundo a enfermeira, com o acompanhamento e tratamento corretos, o soropositivo ou paciente com Aids podem ter uma vida praticamente normal, mantendo suas atividades diárias normalmente. “Depende muito do acompanhamento. Se houver o tratamento adequado, a qualidade de vida deste paciente é muito grande”, explica. “Tem paciente portador do vírus há vinte anos, vivendo muito bem”, garante.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta