Mato Grosso do Sul é o quinto Estado do País em consumo de cerveja, no entanto representa apenas 1,4% de toda cerveja consumida no Brasil, segundo estatísticas recentes do Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria de Cerveja). De acordo com o Sindicerv, cada sul-mato-grossense bebe 53,8 litros de cerveja por ano contra uma média de 47 litros por pessoa no Brasil e mais da metade do consumo do carioca, que bebe 90,1 litros por ano.
Na Região Centro-Oeste, a posição de Mato Grosso do Sul é ainda melhor, com o Estado ficando em primeiro no ranking do Sindicerv, deixando para trás Distrito Federal, com consumo per capito de 53,6 litros de cerveja por ano; Goiás, com 41 litros de cerveja; e Mato Grosso, com 34,7 litros de cerveja por ano. Entretanto, quando se trata de participação no mercado, pelo levantamento do Sindicerv, a Região Centro-Oeste responde por apenas 6,5%, ficando na frente apenas da Região Norte.
Avaliação
Segundo o superintendente do Sindicerv, Marcos Mesquita, o principal motivo para que o Estado seja o quinto no País em consumo de cerveja é o clima quente e seco de Mato Grosso do Sul. “Essa combinação favorece o consumo da cerveja”, destaca Mesquisa, explicando que outro ponto é que o Estado não tem tradição na produção de outros tipos de bebidas, como vinho e cachaça, então a cerveja passou a ser a bebida tradicional da região.
Em Mato Grosso do Sul, conforme o Sindicerv, existe apenas uma única fábrica da Ambev instada em Campo Grande, mas como o Centro-Oeste é uma região de grande interesse para a indústria o Estado também é fartamente abastecido pelas fábricas instaladas em São Paulo. Ainda de acordo com Mesquita, mesmo sem conseguir adiantar números ainda, o consumo tende a crescer no Centro Oeste porque a região será um dos pólos de investimento do setor, assim como o Nordeste.
Mídia Max
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar