Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 27 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

MS é apenas o 15º na lista dos estados que mais investem na Defesa Civil

20 Jan 2011 - 08h04Por Mídia Max

Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) aponta que são pequenos os gastos em ações de defesa civil da União, estados e municípios, se comparados ao total das despesas.

A entidade analisou as execuções orçamentárias dos entes federados entre 2007 e 2009, e comparou os valores investidos na Defesa Civil.

Os estados, proporcionalmente, são os que mais aplicam recursos na área, com média de 0,25% do total das despesas. Municípios e a União investem, respectivamente, 0,20% e 0,12%. Nos três casos analisados, a CNM avalia que os gastos com Defesa Civil ainda são tímidos.

Em 2009, Mato Grosso do Sul investiu 0,13% de suas despesas com a Defesa Civil - índice bem abaixo da média brasileira. A execução orçamentária daquele ano apontou aplicação de R$ 7,83 milhões no setor, contra R$ 7,15 bilhões em despesas totais feitas pelo Estado. No ranking nacional, MS está apenas na 15º posição.

O Estado com o maior gasto proporcional em 2009 foi o Piauí com 2,76%. Em 2008, o Acre liderou o ranking com 2,31%. Em 2007, Pernambuco liderou com 0,69%.

Atribuições

A Defesa Civil se organiza em sistemas abertos com a participação dos governos locais e da população, com objetivo de fazer prevenção e dar resposta a desastres e calamidades públicas, como a seca e as inundações. Divulgação

A ideia de garantir socorro público no país remonta ao século XIX, e aparece pela primeira vez na Constituição do Império do Brasil em 1824. Mas a criação de um sistema de defesa contra catástrofes só se deu em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial.

A articulação nos Estados surgiu em 1966, após uma grande enchente que assolou a região Sudeste. Neste ano é criada a primeira Defesa Civil estadual, na Guanabara.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TURISMO 2021
Turismo 2021: O que esperar do Turismo Brasileiro no próximo ano?
SUA SAÚDE
Carnes de bichos selvagens podem transmitir parasitas, vírus e até matar
SEU BOLSO
Petrobras reajusta gasolina e diesel em 5% a partir desta quarta-feira
SONHOS INTERROMPIDOS
Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
UTI LOTADAS
13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto
VIRUS A SOLTA
Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
FATALIDADE
Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço