Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 17 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

MS deve vacinar todo rebanho contra febre aftosa na etapa de maio

3 Mai 2011 - 09h47Por Notícias MS

A vacinação do rebanho de bovinos e bubalinos contra febre aftosa vai abranger de “mamando a caducando” na etapa de maio em Mato Grosso do Sul. No Planalto e na Zona de Alta Vigilância (ZAV) a imunização acontece de 2 a 31 de maio. Já no Pantanal – para as propriedades optantes por esta etapa – a vacinação acontece de 2 de maio a 15 de junho. O prazo para declaração no Planalto, ZAV e Pantanal vai até 15 junho. Agora, além de declarar a vacinação, o produtor vai também declarar o estoque efetivo do rebanho.

 

          Trabalhando por uma pecuária moderna e em desenvolvimento, o ajuste do rebanho bovino e bubalino vai unificar e atualizar as informações da Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), possibilitando a criação de um único cadastro com todos os dados das propriedades rurais. É uma grande conquista para classe, que com a declaração efetiva do rebanho, vem unificar e modernizar o banco de dados do Estado, gerando maior credibilidade para o setor ruralista. 

 

          Para as propriedades pantaneiras optantes pela etapa de novembro, a vacinação de todo o rebanho e declaração do estoque acontece a partir de 1º de novembro de 2011. Este procedimento vai substituir a Declaração Anual do Produtor (DAP) no que diz respeito a bovino e bubalino. Mato Grosso do Sul é o primeiro Estado do País a implantar o modelo. 

 

            Atenção pecuarista

 

 

 

          Todo o procedimento de declaração da vacina e do estoque efetivo do rebanho será feito através do site da Secretaria de Fazenda do Estado – www.sefaz.ms.gov.br. Em todo Estado, os escritórios da Iagro, da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e dos Sindicatos Rurais estarão orientando e esclarecendo as dúvidas dos produtores. Para outras informações um “Disque Ajuda” estará à disposição pelo telefone (67) 3318-3600.

 

           Cartilha do produtor

 

 

          Visando esclarecer possíveis dúvidas, o governo do Estado irá distribuir, já na próxima semana, cartilhas de orientação ao produtor. No material será disponibilizado o “Calendário de vacinação contra febre aftosa 2011” e também o “passo-a-passo” para realizar a declaração da vacinação e do estoque do rebanho. O material estará à disposição nos escritórios da Iagro, Agraer, Sindicatos Rurais e revendas de vacinas contra febre aftosa – credenciadas pela Iagro. Confira a seguir um breve resumo.     

 

          Calendário de vacinação contra febre aftosa MS 2011

 

MaioPlanalto
2 a 31 de maio - Vacinação cheia - Mamando a caducando (todo estoque).

 

Zona de alta vigilância (ZAV)

2 a 31/05/2011- Vacinação cheia - Mamando a caducando (todo estoque). Em assentamentos, aldeias e pequenas propriedades nas periferias das cidades a vacinação será realizada com "agulha oficial" (Iagro).

 

Pantanal
2/5/2011 a 15/6/2011 - Vacinação cheia - Mamando a caducando (todo estoque) para os optantes por esta etapa. Nas propriedades optantes pela etapa de novembro, a vacinação de todo o rebanho e declaração acontece a partir de 1º de novembro de 2011.


Outubro

Zona de alta vigilância (ZAV)

1º/10/2011 a 31/10/2011- Vacinação cheia - Mamando a caducando (todo estoque). Em assentamentos, aldeias e pequenas propriedades nas periferias das cidades a vacinação será realizada com "agulha oficial" (Iagro).

 

Novembro
Planalto 1º a 30/11/2011 - Vacinação cheia - Mamando a caducando (todo estoque).


Pantanal 1º/11/2011 A 15/12/2011 - Vacinação cheia - Mamando a caducando (todo estoque) para os optantes por esta etapa.

Observações
- Na região do Planalto, após o término do período de vacinação, o pecuarista tem 15 dias para declaração.

- Na região do Pantanal, o prazo para declaração dos optantes da etapa de maio será até o dia 15/06/2011.

Passo a passo

Como o produtor deve proceder para realizar a declaração da vacinação e do estoque efetivo do rebanho

1. O produtor deve se deslocar a uma revenda credenciada pela Iagro para compra da vacina contra febre aftosa.

Cuidados na compra:

- Para cada estabelecimento rural o produtor deve ter preenchida uma CT-13;

- Para cada espécie a ser vacinada-declarada (bovino/bubalino) o produtor deve ter preenchida uma CT-13;

2. Após executar a vacinação em todo rebanho o produtor deve acessar o site da Secretaria de Fazenda - www.sefaz.ms.gov.br - para registrar a vacinação do rebanho e realizar a declaração do estoque.  Após preencher o formulário de declaração do estoque o produtor deve imprimir, assinar e reconhecer firma. Em caso de dúvidas na hora do preenchimento um "Disque Ajuda" estará à disposição pelo telefone (67) 3318-3600 (horário comercial).

Deixe seu Comentário

Leia Também

DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro
PROVA DO ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa libera saque da última parcela do auxílio emergencial a aniversariantes em julho
HORROR NA NOITE
Crianças são encontradas chorando ao lado de corpos de pais assassinados
DOR E DESCASO
Filho é obrigado abrir cova para enterrar próprio pai por não encontrar coveiro em cemitério
SEUS DIREITOS
Trabalhador afastado por Covid-19 tem direito a auxílio-doença do INSS
COM DESCONTOS
Veja as opções de pagamento do IPVA com desconto
CASA PRÓPRIA
Casa Verde e Amarela substitui Minha Casa Minha Vida com opção para renegociar dívidas e menos juros