Menu
SADER_FULL
domingo, 16 de janeiro de 2022
Busca
GRIPE PANDÊMICA

MS deve imunizar cerca de 90 mil pessoas na primeira etapa

9 Mar 2010 - 06h45Por Ministério da Saúde

A primeira etapa da estratégia nacional de vacinação contra a gripe pandêmica começou ontem segunda-feira (8).

Durante duas semanas, até 19 de março, somente os trabalhadores de serviços de saúde que atuam diretamente na resposta à nova gripe e os indígenas que vivem em aldeias serão imunizados. O público-alvo no Brasil é estimado em 1.915.000 trabalhadores de serviços de saúde e 566.000 mil indígenas.

A meta é vacinar, pelo menos, 80% dessas pessoas. Cada estado, em parceria com os municípios, é responsável por determinar como a vacina chegará a essa população, os locais e horários de vacinação.
 
Entre os trabalhadores, estão médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica.

Os indígenas que vivem em aldeias serão vacinados pelos agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), como ocorre nas demais campanhas de vacinação do Ministério da Saúde.

Mato Grosso do Sul
Para Mato Grosso do Sul foram repassadas 106 mil doses de vacinas para a primeira etapa, além de seringas, agulhas, cartazes e folderes sobre a gripe pandêmica. Na etapa que começa hoje e termina dia 19 o público alvo no Estado é de 90.739, sendo 67.133 indígenas e 23.606 trabalhadores de serviços de saúde.

A expectativa é de que sejam imunizadas pelo menos 80% dessa população alvo, o que corresponde a 72.592 pessoas. Ao final das cinco etapas devem ser vacinados 1.187.407 sul-mato-grossenses.

Etapas de Vacinação
A população dos demais grupos prioritários deve ficar atenta para as datas das outras quatro etapas de vacinação (veja cronograma abaixo).

É importante reforçar que, em cada uma das etapas, os pontos de vacinação devem ser definidos pelas Secretarias Municipais de Saúde. As vacinas serão distribuídas pelo Ministério da Saúde ao longo do período de campanha, de acordo com cada etapa. Por isso, é essencial que a população compareça na data estabelecida para o grupo ao qual pertence.

Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica. A meta é imunizar pelo menos 80% desse público-alvo.

Campanha Publicitária
Aqueles que quiserem receber um e-mail com lembrete da data em que deve se vacinar podem se cadastrar no Portal do Ministério da Saúde (
www.saude.gov.br),desde de ontem (8).

O serviço também estará acessível no hotsite www.vacinacaoinfluenza.com.br, criado pelo Ministério da Saúde; e em sites comerciais onde a campanha será veiculada. Todas as peças da campanha, incluindo vídeos, materiais gráficos e áudios para rádio, estão acessíveis no hotsite e no portal do Ministério.

Também estão sendo distribuídos 100 mil cartazes e um milhão de folderes com as datas em que cada grupo deverá receber as doses, além do reforço das medidas de prevenção que todos os brasileiros devem adotar no dia-a-dia.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS

Leia Também

TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19
FAMILIA GRANDE
Mãe dá à luz quíntuplos em maternidade de São Paulo
joao 5 39 examinais as escrituras 2_3 LIÇÕES DA BIBLIA
Por meio Dele Deus fez o Universo