Menu
SADER_FULL
segunda, 21 de junho de 2021
Busca
GRIPE PANDÊMICA

MS deve imunizar cerca de 90 mil pessoas na primeira etapa

9 Mar 2010 - 06h45Por Ministério da Saúde

A primeira etapa da estratégia nacional de vacinação contra a gripe pandêmica começou ontem segunda-feira (8).

Durante duas semanas, até 19 de março, somente os trabalhadores de serviços de saúde que atuam diretamente na resposta à nova gripe e os indígenas que vivem em aldeias serão imunizados. O público-alvo no Brasil é estimado em 1.915.000 trabalhadores de serviços de saúde e 566.000 mil indígenas.

A meta é vacinar, pelo menos, 80% dessas pessoas. Cada estado, em parceria com os municípios, é responsável por determinar como a vacina chegará a essa população, os locais e horários de vacinação.
 
Entre os trabalhadores, estão médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica.

Os indígenas que vivem em aldeias serão vacinados pelos agentes da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), como ocorre nas demais campanhas de vacinação do Ministério da Saúde.

Mato Grosso do Sul
Para Mato Grosso do Sul foram repassadas 106 mil doses de vacinas para a primeira etapa, além de seringas, agulhas, cartazes e folderes sobre a gripe pandêmica. Na etapa que começa hoje e termina dia 19 o público alvo no Estado é de 90.739, sendo 67.133 indígenas e 23.606 trabalhadores de serviços de saúde.

A expectativa é de que sejam imunizadas pelo menos 80% dessa população alvo, o que corresponde a 72.592 pessoas. Ao final das cinco etapas devem ser vacinados 1.187.407 sul-mato-grossenses.

Etapas de Vacinação
A população dos demais grupos prioritários deve ficar atenta para as datas das outras quatro etapas de vacinação (veja cronograma abaixo).

É importante reforçar que, em cada uma das etapas, os pontos de vacinação devem ser definidos pelas Secretarias Municipais de Saúde. As vacinas serão distribuídas pelo Ministério da Saúde ao longo do período de campanha, de acordo com cada etapa. Por isso, é essencial que a população compareça na data estabelecida para o grupo ao qual pertence.

Ao todo, o Ministério da Saúde adquiriu 113 milhões de doses para vacinar 91 milhões de pessoas contra a gripe pandêmica. A meta é imunizar pelo menos 80% desse público-alvo.

Campanha Publicitária
Aqueles que quiserem receber um e-mail com lembrete da data em que deve se vacinar podem se cadastrar no Portal do Ministério da Saúde (
www.saude.gov.br),desde de ontem (8).

O serviço também estará acessível no hotsite www.vacinacaoinfluenza.com.br, criado pelo Ministério da Saúde; e em sites comerciais onde a campanha será veiculada. Todas as peças da campanha, incluindo vídeos, materiais gráficos e áudios para rádio, estão acessíveis no hotsite e no portal do Ministério.

Também estão sendo distribuídos 100 mil cartazes e um milhão de folderes com as datas em que cada grupo deverá receber as doses, além do reforço das medidas de prevenção que todos os brasileiros devem adotar no dia-a-dia.

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO DOS GRUPOS PRIORITÁRIOS

Deixe seu Comentário

Leia Também

Policial
Criança de 6 anos sofre trauma de crânio após cair de atração no Beto Carrero World
DOSE ÚNICA
Avião com 1,5 milhão de doses da Janssen chega amanhã, diz ministro
REAÇÃO CERTEIRA
Mulher flagra filha sofrendo estupro e esfaqueia pedófilo
VIOLENCIA DOMESTICA
Menina de 12 anos furta bisavô e leva 10 chibatadas da mãe por ordem do CV
MILIONÁRIO
Aposta única fatura prêmio de R$ 7 milhões da Mega-Sena
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em março
LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América