Menu
SADER_FULL
sexta, 22 de outubro de 2021
Busca
Brasil

MS conclui etapas de tombamento arquitetônico de prédios

29 Ago 2006 - 14h03
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, concluiu as etapas que garantem o tombamento histórico e arquitetônico de três edificações que ajudaram a formar a identidade cultural sul-mato-grossense.

O Cine São José (cuja obra de restauração começou no mês passado), a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Usina Açucareira Santo Antônio, ambos em Miranda, recebem a partir de agora atenção especial e manutenção permanente para que possam manter seus valores culturais para próximas gerações.

O tombamento de prédios históricos permite a manutenção de suas características, que refletem tanto no âmbito municipal quanto estadual uma visão do panorama cultural que os cerca. A preservação desse patrimônio tem importância fundamental para o desenvolvimento da cultura, pois é um bem que guarda informações, significados, mensagens e registros da história das comunidades.

Novas possibilidades de restauro das edificações também serão possíveis através do tombamento. Ao ser declarado patrimônio público tombado, a edificação fica apta a receber financiamento federal a fundo perdido, o que significa melhorias em sua estrutura através de recursos garantidos e menos burocratizados.

Além do restauro, o tombamento assegura a inclusão do patrimônio no plano turístico local e estadual. Em conjunto com demais atrativos, um novo mapa turístico que inclua os prédios tombados pode gerar aumento de receita, possibilitando também que a cultura e a história das edificações, assim como a dos municípios, sejam divulgadas.


Tombamentos - Os prédios tombados refletem idéias, costumes, conhecimentos tecnológicos e as condições sociais do grupo em que está inserido em determinada época. O recurso é necessário e indispensável para que as construções possam sobreviver e mantenham sua integridade, assegurando sua conservação e a proteção de seu valor cultural.


Cine São José - O antigo cinema é uma das mais importantes edificações de Bela Vista. Construído em 1939 pelo engenheiro português Luiz Lousinha, sob as ordens de Gotte Lippe Nunes, o prédio possui características com referências ao estilo Art-Decó. Foi inaugurado em 5 de outubro de 1941 com a exibição do filme Os Miseráveis, baseado na obra de Vitor Hugo.


Igreja Nossa Senhora do Carmo – Com projeto iniciado em 1931 pela empresa Thomé & Irmãos – sob autoria do arquiteto alemão Frederico Urlass -, a Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Miranda, apresenta um estilo arquitetônico de influência eclética. Um dos elementos que mais se destacam é a torre sineira, construída no centro do edifício.

A igreja é um dos legados do município e está inserida em um contexto de apogeu arquitetônico em Miranda. Parte das características encontradas na edificação foram trazidas pela grande variedade de pensamentos e estilos que a estrada de ferro Noroeste do Brasil ajudou a disseminar.


Usina Açucareira Santo Antônio – O edifício se caracteriza pela tipologia simplificada e sua composição arquitetônica corresponde a um exemplar remanescente do sistema de plantas tipo pavilhão industrial do século XIX da Europa. A Usina retrata um momento distinto da economia de Miranda e sua importância se destaca tanto pelo conjunto arquitetônico – em alvenaria de tijolos maciços e estrutura metálica – como pelo valor social e econômico que ela retrata.
 
 
APn

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro