Representantes do grupo de Voluntários da Operação Mato Grosso (OMG), de Turim, capital regional do Estado de Piemonte (Itália), mantiveram contatos com o governador André Puccinelli, em seu gabinete no Parque dos Poderes, no fim da manhã desta quinta-feira (12), ocasião em que discutiram articulações de intercâmbio sociocultural entre os estados de Mato Grosso do Sul e Piemonte, da comunidade italiana local com instituições similares em São Paulo e na região do estado italiano, bem como a aleboração de uma Carta de Intenções entre Mato grosso do Sul e o grupo Operação Mato Grosso.
De acordo com o fundador e responsável pelo grupo OMG, padre Aldo Rabino, há 38 anos o grupo atua concretamente em Campo Grande e desde 1996, em Corumbá – cidade localizada na região oeste do Estado. “Com a Carta de Intenções queremos estreitar os laços já existentes para expandir e fortalecer o projeto, não só na Capital, mas nos dois Estados. O governador já nos apoiou quando era prefeito e temos certeza de contar com seu aval”, afirmou.
O trabalho do grupo é reunir estudantes italianos, no período das férias escolares, e trazê-los para realizar atividades sócio-culturais e interagir com jovens carentes. No período de um mês – geralmente agosto –, esses jovens são assistidos no Hospital São Julião e na Salesianos Ampare (em Campo Grande) e em uma Casa de Amparo à Criança, em Corumbá.
A OMG oferece aulas de basquete, vôlei e uma hora de aprendizagem do idioma italiano. O almoço para as crianças também é ofertado pelo grupo. Para Puccinelli, “estas ações abrem a possibilidade da realização de projetos em conjunto na área da cultura, turismo e esporte, beneficiando os Estados em âmbito internacional”.
Também participaram da visita o presidente do grupo Etruria: cooperativa e empresa de construção civil hospitalar Armando Vanni e esposa; a arquiteta do grupo Etruria, Maria Chiara Ambrozini; o representante do grupo OMG, Franco Cumino; o voluntário do OMG desde 1974, em Campo Grade, Lino Pellizzer; o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Américo Calheiros, e a gerente de divisão cultural da Fundação de Cultura/MS, Lenilde Ramos.
Notícias.ms
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida
Mais Lidas

Medicina de luto, Pax Oliveira informa velório e sepultamento da médica Elaine Ghirotto em Ivinhema

Corpo de médica desaparecida é encontrado no Rio Ivinhema

Identificada a vítima fatal de acidente com capotamento que deixou um morto e 2 feridos

Parque de eventos recebe estrutura para a festa dos 38 anos que começa nesta SEXTA em Vicentina
