Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 21 de setembro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

MPs cobram criação de seis mil vagas para presos em MS

6 Set 2013 - 17h22Por G1

O Ministério Público Estadual (MPE/MS) e o Ministério Público Federal (MPF/MS) recomendaram ao governo do estado e ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) que tomem providências para a viabilização de seis mil vagas para presos em regime fechado em Mato Grosso do Sul. As recomendações foram assinadas por promotores de justiça durante reunião em Campo Grande, na manhã desta sexta-feira (6).

Segundo a promotora Jiskia Sandri Tendri, da 50ª promotoria da capital sul-mato-grossense, a superlotação é o principal problema das unidades penais de regime fechado do estado.

Ainda segundo a promotora, o Grupo de Atuação de Execução Penal (Gaep), do MPE/MS, detectou que, somente em Campo Grande, há três mil presos há mais do que a capacidade das unidades penais. "No interior do estado a situação é a mesma. É preciso lembrar que a superlotação gera diversos outros problemas".

Entre as recomendações feitas pelo MPE e pelo MPF, está a previsão e a liberação de verbas para a construção de novos estabelecimentos penais no estado.

De acordo com o membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Mário Luiz Bonsaglia, o índice de superlotação dos presídios no estado é alarmante. "O índice de superlotação no Brasil é de 48%, enquanto que em Mato Grosso do Sul se aproxima de 100%", disse.

Ainda segundo o conselheiro, os dados são do último relatório divulgado pelo órgão intitulado "Visão do MP sobre o sistema penitenciário brasileiro". O levantamento inspecionou 1.598 estabelecimentos penais de regime fechado masculinos e femininos do país.

Os documentos assinados pelos promotores determinam um prazo de 30 dias para que o governo do estado e o Depen respondam às recomendações.

Deixe seu Comentário

Leia Também

NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada
CARROS SEMINOVOS
Como fazer uma boa escolha de veículos seminovos
LUTO NA TV
Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos, vítima de câncer
EM DECLINIO
Covid-19: Brasil registra 21,2 milhões de casos e 590,7 mil mortes
TSUNAMI NO BRASIL?
Brasil pode ser atingido por tsunami; entenda
SERPENTE
Rapaz de 18 anos é atacado por jararaca durante pescaria
TRIBUNAL DO CRIME
Traficantes enterram mulher viva para vingar denúncia
TEMPESTADE
Temporal derruba árvore sobre carros e deixa bairros no escuro
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas
COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche