Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 18 de março de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

MPs cobram criação de seis mil vagas para presos em MS

6 Set 2013 - 17h22Por G1

O Ministério Público Estadual (MPE/MS) e o Ministério Público Federal (MPF/MS) recomendaram ao governo do estado e ao Departamento Penitenciário Nacional (Depen) que tomem providências para a viabilização de seis mil vagas para presos em regime fechado em Mato Grosso do Sul. As recomendações foram assinadas por promotores de justiça durante reunião em Campo Grande, na manhã desta sexta-feira (6).

Segundo a promotora Jiskia Sandri Tendri, da 50ª promotoria da capital sul-mato-grossense, a superlotação é o principal problema das unidades penais de regime fechado do estado.

Ainda segundo a promotora, o Grupo de Atuação de Execução Penal (Gaep), do MPE/MS, detectou que, somente em Campo Grande, há três mil presos há mais do que a capacidade das unidades penais. "No interior do estado a situação é a mesma. É preciso lembrar que a superlotação gera diversos outros problemas".

Entre as recomendações feitas pelo MPE e pelo MPF, está a previsão e a liberação de verbas para a construção de novos estabelecimentos penais no estado.

De acordo com o membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Mário Luiz Bonsaglia, o índice de superlotação dos presídios no estado é alarmante. "O índice de superlotação no Brasil é de 48%, enquanto que em Mato Grosso do Sul se aproxima de 100%", disse.

Ainda segundo o conselheiro, os dados são do último relatório divulgado pelo órgão intitulado "Visão do MP sobre o sistema penitenciário brasileiro". O levantamento inspecionou 1.598 estabelecimentos penais de regime fechado masculinos e femininos do país.

Os documentos assinados pelos promotores determinam um prazo de 30 dias para que o governo do estado e o Depen respondam às recomendações.

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

RECEITA FEDERAL - IMPOSTO DE RENDA - FOTO:  Joédson Alves/Agência Brasil RECEITA FEDERAL
Receita começa a receber nesta segunda declarações do Imposto de Renda
Baile de Aleluia promete agitar Vicentina com show de Pepe Moreno e baile com Diassis e Banda
Maquete do moderno terminal de embarque e desembarque do Aeroporto de Dourados, cuja as obras serão lançadas sexta-feira. Foto: Divulgação. DOURADOS - OBRAS
Ministro aterrissa em Dourados na sexta para iniciar obras do Terminal do Aeroporto
Idoso é encontrado morto sem órgão genital e coração, idosa confessa crime e diz que os comeu
Carnaval / Trânsito Violênto
Duas pessoas morrem em acidente com carro em chamas (Vídeo)

Mais Lidas

Crédito: Osvaldo Duarte/Dourados NewsHOMICÍDIO
HOMICÍDIO: Homem mata vizinho a facadas durante discussão
Foto: Redes SociaisNOTÍCIA TRISTE
NOTÍCIA TRISTE: Mulher morta após acidente era socorrista e voltava de plantão
O acidente ocorreu na noite desse sábado (Reprodução)DEODÁPOLIS - VÍTIMA IDENTIFICADA
DEODÁPOLIS: Identificado homem morto em acidente, ele estava no meio da rodovia e usava muletas
Reprodução/Cenário MSTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Mulher perde controle de carro e morre em acidente
BOMBEIROS - Imagem: ilustraçãoTRAGÉDIA
Jovem de 15 anos morre após levar descarga elétrica em lava rápido