Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
INTERVENÇÃO

MPF pede a suspensão dos repasses da União ao MS

6 Nov 2009 - 07h11Por Diário MS
O avanço da violência na Reserva Indígena de Dourados deverá render uma crise entre o MPF (Ministério Público Federal) e o governo do Estado. O motivo seria a falta de ações afirmativas para combater a criminalidade dentro das aldeias.
Nesta semana, o MPF, através do procurador da República Marco Antonio Delfino de Almeida, recomendou ao governo federal suspensão dos repasses do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) à Mato Grosso do Sul. O pedido foi encaminhado ao secretário-executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira da Silva.
Para o procurador, o governo do Estado tem descumprido as diretrizes do Pronasci, principalmente no que se refere ao atendimento à comunidade indígena. “A ação preferencial do Estado deve ser junto a famílias expostas à violência urbana e aglomerados urbanos que apresentem alto índice de homicídios e crimes violentos”, justifica o MPF.
Um recente levantamento do MPF mostra que índice de homicídios nas aldeias Jaguapiru e Bororó supera até o número de assassinatos ocorridos nos últimos 12 meses em países que recentemente passaram por guerra, como é o caso do Iraque.
Segundo o órgão, o índice de homicídios nas aldeias de Dourados é de 145 mortes a cada 100 mil habitantes, enquanto que no Iraque o número é de 93 assassinatos para cada grupo de cem mil habitantes. Os números da violência no interior da reserva são ainda mais alarmantes. Conforme o mesmo estudo, o índice de homicídios nas aldeias de Dourados é 495% maior que a média dos últimos 12 meses no país, quando ocorreram 24,5 assassinatos para cada grupo de 100 mil habitantes.
Recentemente, a Funai e o MPF chegaram a cogitar a presença da Força Nacional de Segurança Pública – formada por policiais e bombeiros militares de vários Estados do país – para atuar na segurança interna das aldeias Jaguapiru e Bororó. No entanto, até o momento, o trabalho de combate a violência na Reserva tem ficado restrito a rondas esporádicas da PF (Polícia Federal).
Para Marco Antonio Delfino de Almeida, os dados demonstram a omissão do governo do Estado na garantia de segurança pública aos 12 mil guarani-caiuá da reserva de Dourados.
CASO

Conforme o MPF, vários casos constatam a omissão do governo de Mato Grosso do Sul em oferecer os serviços de segurança pública aos índios. Como exemplo, o órgão cita o assassinato do índio Roberto Peixoto, ocorrido do dia 3 de outubro, na aldeia Bororó. Segundo o relatório da Funai encaminhado ao MPF, os supostos autores do homicídio teriam sido detidos por um grupo de índios, nas proximidades do HU (Hospital Universitário). A administração da Funai teria acionado a PM (Polícia Militar) a comparecer ao local. No entanto, a PM teria se negado a atender a ocorrência relatando ter “ordens expressas do governador para não atender os índios”.
Diante do caso, o MPF teria solicitado a Secretaria de Segurança Pública atendimento às ocorrências registradas dentro das aldeias de Dourados. Em resposta endereçada ao órgão, o Estado teria se recusado em atender a recomendação o MPF, afirmando ser da Funai e da PF a competência para o atendimento às comunidades indígenas. Para o órgão, “a sistemática recusa no atendimento às comunidades indígenas na área de segurança pública caracteriza nefasta forma de discriminação à luz dos princípios constitucionais e legais”.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho