Menu
SADER_FULL
terça, 7 de dezembro de 2021
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
Busca
Brasil

MPF manda abrir 54 inquéritos contra policiais federais

23 Nov 2009 - 16h04Por Agência Brasil

 

Por requisição do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo, a Polícia Federal (PF) abriu, na última semana, 54 inquéritos para apurar procedimentos de sua corregedoria, que investiga crimes cometidos por policiais federais.

Além de abrir os inquéritos, a PF entregou ao MPF a lista completa de sindicâncias internas abertas pela instituição em São Paulo, solicitada desde junho de 2008. Mesmo sem a lista, o MPF, com investigações próprias, constatou e denunciou casos em que a PF tratava de crimes praticados por policiais federais somente no âmbito administrativo interno, sem instaurar o devido inquérito policial ou comunicar os fatos criminosos ao MPF.

O Ministério Público informou ainda que descobriu narrativas de delegados federais sobre desvio de bens, especialmente no procedimento de número 53/2005. Segundo o MPF, um delegado afirma que a forma como os produtos eram apreendidos e contados pela Delegacia de Crimes Fazendários facilitava o estabelecimento de esquema de desvio de mercadorias, que poderiam chegar a valores mínimos em torno de R$ 1,5 milhão por ano.

Para o procurador da República Roberto Antonio Dassié Diana, coordenador do Grupo de Controle Externo da Atividade Policial do MPF-SP, a decisão da Polícia Federal de abrir os inquéritos somente agora confirma a suspeita inicial do Ministério Público de que fatos criminosos que surgiam nas investigações internas da instituição deixavam de ser apurados ou demoravam para ser investigados criminalmente.

O MPF ainda vai analisar os documentos entregues e verificar as providências a serem tomadas, incluindo eventual responsabilização de quem não abriu inquérito policial e, porventura, deixou crimes prescreverem.

Leia Também

SONHO DA MATERNIDADE
Servidora Pública perde marido para a Covid, mas realiza sonho e dá à luz trigêmeos
LIÇÕES DA BIBLIA
O céu dos céus
covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança