Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 25 de outubro de 2021
Busca
Brasil

MPE determina suspensão da tarifa miníma de água em Naviraí

16 Set 2006 - 07h18

O MPE (Ministério Público Estadual), por meio do promotor de Justiça de Defesa dos Direitos do Consumidor, Luiz Gustavo Camacho Terçariol, suspendeu a tarifa miníma de consumo de água cobrada pela Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul S/A), em Naviraí.

Ao analisar o pedido, o Juiz de Direito Juliano Rodrigues Valentim concedeu Tutela Antecipada, ordenando a Empresa que cobre dos consumidores sob sua sujeição, independentemente da categoria, somente o que estiver registrado nos respectivos hidrômetros, sob pena de desobediência e multa, fixando o valor de 1.000 UFERMS para cada caso de descumprimento.

Conforme o promotor de Justiça, todos os consumidores que possuem hidrômetro em suas casas são obrigados ao pagamento de no mínimo 10 m3 ainda que seja registrado consumo de água em quantia inferior, conforme confessado expressamente pela concessionária em ofício encaminhado ao MPE.

A Ação visa a garantir aos consumidores o pagamento somente do que consomem e efetivamente da quantidade de água registrada pelos hidrômetros, cessando a cobrança injusta da taxa mínima, pelo fornecimento do produto.

Conforme a ação, “é interessante que o hidrômetro é levado em consideração quando visa cobrar mais de 10m³ do consumidor, sendo que quando o valor é inferior, o mesmo é desconsiderado; assim sendo, estas cobranças são indevidas e a Sanesul deverá ressarcir, em dobro, a cada um dos consumidores, os valores pagos em excesso”.

Para Luiz Gustavo Camacho Terçariol, “as pessoas que consomem menos de 10m³ de água por mês correspondem justamente à população carente, que não têm condições de continuar pagando valores que não consomem, não sendo possível permitir a continuação da cobrança destes hipossuficientes em beneficio de uma empresa que está agindo de má-fé com os consumidores desta comarca”.

 

 

Mídia Max

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA