Menu
SADER_FULL
domingo, 9 de maio de 2021
Busca
Brasil

MP denuncia 52 envolvidos na máfia de combustíveis

9 Dez 2004 - 17h17
A Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro ofereceu denúncia contra 52 pessoas envolvidas com a máfia dos combustíveis. Apesar de a Polícia Federal não ter concluído o inquérito, o Ministério Público concluiu que já existem elementos suficientes para a acusação. Os acusados foram presos durante a Operação Poeira no Asfalto, no dia 8 de novembro.

Entre os acusados estão 17 policiais rodoviários federais, dois fiscais do Estado, um bombeiro militar, dois servidores do Estado, dois funcionários da Feema, empresários e funcionários de empresas. Todos respondem por formação de quadrilha. Os servidores públicos irão responder também pelos crimes de corrupção passiva, advocacia administrativa e violação de sigilo funcional. Os empresários e seus funcionários estão sendo acusados dos crimes de corrupção ativa e falsidade ideológica.

A máfia atuava transportando combustível de forma irregular, com notas constando destinos falsos da carga. Para garantir o trânsito livre, pagavam propina a fiscais e policiais. Os empresários também eram informados de quando haveria fiscalização nas estradas.

Vinte policiais irão responder por outra denúncia, descoberta durante as escutas telefônicas realizadas nas investigações da máfia dos combustíveis. Eles são acusados pelos crimes de concussão, corrupção passiva, facilitação de contrabando, prevaricação, violação de sigilo funcional, advocacia administrativa e formação de quadrilha.

Através de escuta telefônica, a polícia descobriu que a quadrilha garantia o livre trânsito de veículos irregulares de "protegidos", bem como de ônibus com mercadorias contrabandeadas. Também liberavam veículos apreendidos regularmente. O crime de violação de sigilo funcional ocorreu quando policiais foram avisados pelo superior da fiscalização do supervisor. Dentre os policiais rodoviários federais que aparecem nessa nova denúncia, dezesseis também atuavam na máfia dos combustíveis.

 

Terra Redação

Deixe seu Comentário

Leia Também

ESCALADA DA VIOLÊNCIA
Operação mais letal da história deixa 25 mortos no Jacarezinho
VITIMA DO MASSACRE
'Fiquei vendo costurarem os ferimentos. Chorava, orava e agradecia por ele estar vivo, diz mãe
FRIO - FÁTIMA DO SUL NOVA ONDA DE FRIO
Frio de origem polar começa a ser sentido novamente e terá geada
TERROR NA CRECHE
Sob forte emoção moradores de Saudades realizam velório coletivo das vítimas do ataque à creche
CHEGANDO FORTE
Frio chega com força e provoca geada no Sul
TERROR EM CRECHE
Jovem invade escola e mata três crianças e duas funcionárias
PÉSSIMA PROJEÇÃO
Covid-19: Brasil deve alcançar 575 mil mortes em 1º de agosto, diz instituto
SONHO INTERROMPIDO
Jovem perde noivo para a Covid-19 no dia do casamento: 'Nossos sonhos ficaram para trás'
PANDEMIA CORONAVIRUS
Triste número: Brasil ultrapassa 400 mil mortes por Covid-19
REVOLTA
Pastor zomba da fé dos indígenas Trukás que revoltados quebram templo em construção; veja o vídeo