Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Mostra reúne fotografias de praças e ruas de Campo Grande

9 Out 2009 - 17h31
O olhar sobre os detalhes em cores e luzes do cotidiano muitas vezes imperceptível de uma cidade que aos poucos vai dando valor a sua autoestima, pode ser a síntese da 1ª mostra de fotografia “Campo Grande entre praças e ruas”, que estará em exposição a partir da próxima terça-feira (13), às 16 horas, no mezanino do Memorial da Cultura e da Cidadania. A iniciativa, que tem o apoio do governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), foi idealizada pelo Fotoclube Pantanal. A exposição permanece até o dia 30 de outubro.

Segundo o idealizador da mostra, Matheus Almeida, que criou em 2007 o Fotoclube Pantanal, a proposta da mostra, além de pontuar o valor da imagem como documento histórico e expressão artística contemporânea, também pretende estimular o interesse pela busca de novas possibilidades estéticas e o domínio de técnicas da linguagem fotográfica. Ele revela que estarão em exposição 23 imagens de 12 fotógrafos, profissionais e amadores, focadas deste desafio.

“A proposta dessa primeira mostra é revelar a vida da cidade, que muitas vezes, as pessoas não percebem”, revela, lembrando que ao término da exposição, as imagens ampliadas serão doadas para o acervo do Museu da Imagem e do Som (MIS), unidade da FCMS. Entre os fotógrafos que irão participar da exposição estão Adriano dos Santos, Alexssandro Loyola, Rodrigo Ostemberg e o idealizador Matheus Almeida.

FotoClube

À frente do Fotoclube criado a partir do curso de fotografia ministrado no MIS, Matheus espera que o evento também possa despertar no público uma reflexão sobre o que vemos em nossa cidade. Ele acredita que o crescimento de grupos de fotografia, promovendo encontros, palestras, exposições e concursos, permitem esta reflexão, além do aprimoramento técnico. “Quem sabe possamos refletir sobre como e o que vemos de nós mesmo”, desafia, lembrando que entre os participantes da mostra, além dos profissionais, estão bancários, analistas de sistemas, engenheiros, técnicos em informática, professores e acadêmicos.

Matheus afirma que a própria idéia dos Fotoclubes, muito difundida nos anos 80, e que ganha força agora, ocupando novos espaços – muitas vezes virtuais – já demonstra uma concepção formal diferente. No entanto, ele acredita que, ainda, hoje, mesmo para quem utiliza filme, câmera básica, profissional ou até mesmo um celular, o desafio continua o mesmo. “O suporte pode ter mudado, mas o dedo de quem faz o clik continua sendo do fotógrafo, e a foto, ainda é sobre o que se vê e se entende ao seu redor”, conclui.

O Memorial da Cultura e da Cidadania fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559 e permanece aberto das 8 horas às 17h30 de segunda a sexta-feira.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho