Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 25 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Mostra da Agricultura Familiar na Showtec reuniu 2 mil produtores de 52 municípi

4 Fev 2011 - 17h16Por Fátima News

Pensando no desenvolvimento do segmento produtivo como fator de indução ao progresso de Mato Grosso do Sul, o governador André Puccinelli apoio mais uma vez a realização da Mostra da Agricultura Familiar durante a Showtec em Maracaju. O evento terminou nesta sexta-feira (3) e contou com a participação de cerca de 2 mil produtores de 52 municípios do Estado.

Durante os três dias de evento, os produtores que visitaram a Mostra e a Showtec puderam conferir de perto, inovações tecnológicas específicas para o segmento da agricultura familiar e também para a média e grande produção.

As tecnologias disponíveis para os produtores eram observadas na Mostra por meio de giros tecnológicos conduzidos por pesquisadores da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em seis glebas com os seguintes temas: forrageiras, leguminosas e lavoura pasto; horticultura, com a demonstração de culturas olerícolas, cultura do melão, alface e tomate/pimentão; fruticultura, que levou aos produtores informações sobre a culturas do figo, acerola, banana, goiaba e uva e distribuiu aos participantes, 2 mil mudas micropropagadas de banana, desenvolvidas por pesquisadores da Agraer com qualidade superior às mudas comuns ; culturas anuais, com demonstrações das culturas do milho variedade e milho verde;  Projeto PAIS – (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), que estimula a prática da agricultura orgânica por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos, e plantas medicinais, com cerca de 80 variedades.

Contribuindo para o bem-estar e para a preservação da saúde dos produtores que visitaram a Mostra, a Agraer desenvolveu uma parceria com a empresa Natura para a disponibilização gratuita de protetores solares durante os três dias do evento.

Além das glebas, a Mostra disponibilizou ainda, espaço para palestras e para demonstração de uso de máquinas e equipamentos de tração animal e um espaço reservado ao Centro do Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos (Cemtec), com informações meteorológicas úteis para o produtor rural.

Os empreendimentos de agroindústrias familiares de nove municípios também fizeram parte da Mostra, com um estande onde foram expostos e comercializados rapadura de cana e melado, mel, arroz preto, doce de leite, artesanato indígena, goiabada cascão, mel, erva-mate de tereré, artesanato de fibra de bananeira, baru, queijo, iogurte e artesanato de bagaço de cana.

O diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão visitou a mostra acompanhado pelo diretor-executivo da Agraer, José Alexandre Ramos Trannin e por representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústia, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e enfatizou junto aos produtores, a importância do evento. “Estão disponíveis aqui, tecnologias que podem contribuir para o aumento da produção, renda e para um consequente aumento da qualidade de vida das famílias rurais”, disse Roldão.

Nesta quinta-feira, último dia do evento, a Mostra contou também com a participação do governador André Puccinelli e da secretária Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias, que, acompanhados pelo diretor-presidente da agência, José Antônio Roldão, pelo diretor-executivo, José Alexandre Ramos Trannin e pelos pesquisadores e técnicos da agência, visitaram os estandes e conversaram com os produtores.

A Mostra da Agricultura Familiar foi organizada pela Agraer com o apoio da Fundação MS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Banco do Brasil; Prefeitura Municipal de Maracaju; SEBRAE, Cargill, Fertipar; Coopgrande e Organoeste.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: PMMS/ BMMS BOMBEIROS DE MS NO RS
Com atuação de equipes dos Bombeiros, PM e Defesa Civil, MS continua a apoiar o Rio Grande do Sul
Xadrez MS
Enxadristas representam Mato Grosso do Sul em competição nacional de base em Natal
Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área

Mais Lidas

VICENTINA DE LUTO
Vicentina se despede de Nayara Ferreira, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Brasil
Conheça os finais dos principais personagens de "América"
Foto: Redes SociaisORGULHO DO MS
Campo-grandense é a 1ª e única mulher a pilotar o maior avião da FAB
(Reprodução, Câmeras de Segurança, Redes Sociais)DESPEDIDA
Morre adolescente atingido por caminhonete em cruzamento, família pede ajuda para realizar o enterro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGANDO
Prepare o guarda-chuvas: com aproximação de frente fria, confira a previsão do tempo