Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 20 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Mostra da Agricultura Familiar na Showtec reuniu 2 mil produtores de 52 municípi

4 Fev 2011 - 17h16Por Fátima News

Pensando no desenvolvimento do segmento produtivo como fator de indução ao progresso de Mato Grosso do Sul, o governador André Puccinelli apoio mais uma vez a realização da Mostra da Agricultura Familiar durante a Showtec em Maracaju. O evento terminou nesta sexta-feira (3) e contou com a participação de cerca de 2 mil produtores de 52 municípios do Estado.

Durante os três dias de evento, os produtores que visitaram a Mostra e a Showtec puderam conferir de perto, inovações tecnológicas específicas para o segmento da agricultura familiar e também para a média e grande produção.

As tecnologias disponíveis para os produtores eram observadas na Mostra por meio de giros tecnológicos conduzidos por pesquisadores da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em seis glebas com os seguintes temas: forrageiras, leguminosas e lavoura pasto; horticultura, com a demonstração de culturas olerícolas, cultura do melão, alface e tomate/pimentão; fruticultura, que levou aos produtores informações sobre a culturas do figo, acerola, banana, goiaba e uva e distribuiu aos participantes, 2 mil mudas micropropagadas de banana, desenvolvidas por pesquisadores da Agraer com qualidade superior às mudas comuns ; culturas anuais, com demonstrações das culturas do milho variedade e milho verde;  Projeto PAIS – (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), que estimula a prática da agricultura orgânica por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos, e plantas medicinais, com cerca de 80 variedades.

Contribuindo para o bem-estar e para a preservação da saúde dos produtores que visitaram a Mostra, a Agraer desenvolveu uma parceria com a empresa Natura para a disponibilização gratuita de protetores solares durante os três dias do evento.

Além das glebas, a Mostra disponibilizou ainda, espaço para palestras e para demonstração de uso de máquinas e equipamentos de tração animal e um espaço reservado ao Centro do Monitoramento do Tempo, Clima e Recursos Hídricos (Cemtec), com informações meteorológicas úteis para o produtor rural.

Os empreendimentos de agroindústrias familiares de nove municípios também fizeram parte da Mostra, com um estande onde foram expostos e comercializados rapadura de cana e melado, mel, arroz preto, doce de leite, artesanato indígena, goiabada cascão, mel, erva-mate de tereré, artesanato de fibra de bananeira, baru, queijo, iogurte e artesanato de bagaço de cana.

O diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão visitou a mostra acompanhado pelo diretor-executivo da Agraer, José Alexandre Ramos Trannin e por representantes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústia, do Comércio e do Turismo (Seprotur) e enfatizou junto aos produtores, a importância do evento. “Estão disponíveis aqui, tecnologias que podem contribuir para o aumento da produção, renda e para um consequente aumento da qualidade de vida das famílias rurais”, disse Roldão.

Nesta quinta-feira, último dia do evento, a Mostra contou também com a participação do governador André Puccinelli e da secretária Tereza Cristina Côrrea da Costa Dias, que, acompanhados pelo diretor-presidente da agência, José Antônio Roldão, pelo diretor-executivo, José Alexandre Ramos Trannin e pelos pesquisadores e técnicos da agência, visitaram os estandes e conversaram com os produtores.

A Mostra da Agricultura Familiar foi organizada pela Agraer com o apoio da Fundação MS, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS); Banco do Brasil; Prefeitura Municipal de Maracaju; SEBRAE, Cargill, Fertipar; Coopgrande e Organoeste.

Deixe seu Comentário

Leia Também

tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro
PROVA DO ENEM
Confira as medidas de segurança durante a prova do Enem
SAIU O EDITAL
Com salário de até R$ 23,6 mil, Polícia Federal abre inscrição em concurso no dia 22
DESESPERO EM MANAUS
Médicos e familiares de pacientes descrevem colapso com falta de oxigênio em Manaus; leia relatos