Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 24 de janeiro de 2021
Busca
BR-262

Morte de animais na BR-262 é alvo de ação de estudantes e PMA

26 Mar 2011 - 10h34Por Diário Online

Alunos da Educação Básica e profissional da Fundação Bradesco, localizada em Bodoquena, juntamente com a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Corumbá, promoveram uma ação educativa de conscientização ambiental no posto do Buraco das Piranhas, na rodovia BR-262, nesta sexta-feira, 25 de março. A barreira educativa contou com a participação de oito alunas e quatro policiais ambientais.

"Há oito anos estou na Fundação e esse é o tempo em que trabalho com este projeto. Nessas abordagens de ação educativa entramos em contato direto com os responsáveis pela morte de vários animais em épocas de seca e de cheia, os condutores. É essencial esse tipo de trabalho. Quando eles nos veem de uniforme, explicando o porquê devem adotar medidas preventivas ao volante, como nessa época em que o Pantanal está cheio, para não atropelar algum animal, eles nos escutam, ficam impressionados com estatísticas que fornecemos e vemos que realmente, passam a nos ajudar nessa luta de preservação e conscientização da fauna e da flora do Pantanal", relatou ao Diário a aluna do 3º ano do ensino médio, Valquíria Martins de Medeiros, 16 anos.

Carros, caminhões, motociclistas e ônibus coletivos foram abordados durante a ação. "Sou caminhoneiro há mais de cinco anos e andei por estradas do Brasil todo. Aqui nas estradas próximas ao Pantanal é onde notamos um grande número de animais mortos nas rodovias. É de grande ajuda o trabalho que estes estudantes estão realizando. Colocar uma criança para explicar sobre preservação a um adulto é tocante, nos faz refletir sobre como está nossa prática ao volante. Seria melhor se esse tipo de barreira fosse constante, acredito que reduziria o número de animais mortos, além do grande risco que há na colisão entre um animal e um veículo, podendo ser fatal para os ocupantes do veículo, de acordo com o tamanho do animal e da velocidade do veículo na pista", relatou o caminhoneiro Alessandro da Rocha, 28 anos.

Cuidando do Futuro

"Há 15 anos a Fundação Bradesco possui um projeto que se chama Cuidando do Futuro, Conservação e Preservação da Fauna e visa orientar os educandos da fundação a conhecer e preservar o ecossistema local. Esse projeto é desenvolvido o ano todo e em cada período ecológico que passamos, uma ação educativa social é promovida. A ação desta sexta-feira, sempre é promovida nesta época, em que o nível da água sobe e os animais sem abrigo, acabam saindo do seu habitat para buscar refúgios em outros locais e como encontram a BR, muitos morrem atropelados. Nessa época do ano, esse é o nosso alerta, para que tenham atenção com os animais na pista. Porém, há outros trabalhos em época de seca, por exemplo, que pode trazer queimadas e também a morte de muitos animais", explicou ao Diário a professora e idealizadora do projeto, a bióloga Ana Geisa da Silva Arruda. Fonte: Diário Corumbaense (www.diarionline.com.br).

"Esse é um dos principais papéis da polícia, a ação preventiva, pois se as pessoas adquirem a consciência, as ações de repressão serão bem menores. Lembramos também que durante todo o ano a PMA é parceira com os demais colégios em ações educativas na cidade. Há muitos animais mortos nas estradas e é preciso que os motoristas tomem cuidado, pois além de agredirem a natureza, poderão ser vítimas também", disse o comandante da PMA de Corumbá, major César Freitas.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro