Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
BR-262

Morte de animais na BR-262 é alvo de ação de estudantes e PMA

26 Mar 2011 - 10h34Por Diário Online

Alunos da Educação Básica e profissional da Fundação Bradesco, localizada em Bodoquena, juntamente com a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Corumbá, promoveram uma ação educativa de conscientização ambiental no posto do Buraco das Piranhas, na rodovia BR-262, nesta sexta-feira, 25 de março. A barreira educativa contou com a participação de oito alunas e quatro policiais ambientais.

"Há oito anos estou na Fundação e esse é o tempo em que trabalho com este projeto. Nessas abordagens de ação educativa entramos em contato direto com os responsáveis pela morte de vários animais em épocas de seca e de cheia, os condutores. É essencial esse tipo de trabalho. Quando eles nos veem de uniforme, explicando o porquê devem adotar medidas preventivas ao volante, como nessa época em que o Pantanal está cheio, para não atropelar algum animal, eles nos escutam, ficam impressionados com estatísticas que fornecemos e vemos que realmente, passam a nos ajudar nessa luta de preservação e conscientização da fauna e da flora do Pantanal", relatou ao Diário a aluna do 3º ano do ensino médio, Valquíria Martins de Medeiros, 16 anos.

Carros, caminhões, motociclistas e ônibus coletivos foram abordados durante a ação. "Sou caminhoneiro há mais de cinco anos e andei por estradas do Brasil todo. Aqui nas estradas próximas ao Pantanal é onde notamos um grande número de animais mortos nas rodovias. É de grande ajuda o trabalho que estes estudantes estão realizando. Colocar uma criança para explicar sobre preservação a um adulto é tocante, nos faz refletir sobre como está nossa prática ao volante. Seria melhor se esse tipo de barreira fosse constante, acredito que reduziria o número de animais mortos, além do grande risco que há na colisão entre um animal e um veículo, podendo ser fatal para os ocupantes do veículo, de acordo com o tamanho do animal e da velocidade do veículo na pista", relatou o caminhoneiro Alessandro da Rocha, 28 anos.

Cuidando do Futuro

"Há 15 anos a Fundação Bradesco possui um projeto que se chama Cuidando do Futuro, Conservação e Preservação da Fauna e visa orientar os educandos da fundação a conhecer e preservar o ecossistema local. Esse projeto é desenvolvido o ano todo e em cada período ecológico que passamos, uma ação educativa social é promovida. A ação desta sexta-feira, sempre é promovida nesta época, em que o nível da água sobe e os animais sem abrigo, acabam saindo do seu habitat para buscar refúgios em outros locais e como encontram a BR, muitos morrem atropelados. Nessa época do ano, esse é o nosso alerta, para que tenham atenção com os animais na pista. Porém, há outros trabalhos em época de seca, por exemplo, que pode trazer queimadas e também a morte de muitos animais", explicou ao Diário a professora e idealizadora do projeto, a bióloga Ana Geisa da Silva Arruda. Fonte: Diário Corumbaense (www.diarionline.com.br).

"Esse é um dos principais papéis da polícia, a ação preventiva, pois se as pessoas adquirem a consciência, as ações de repressão serão bem menores. Lembramos também que durante todo o ano a PMA é parceira com os demais colégios em ações educativas na cidade. Há muitos animais mortos nas estradas e é preciso que os motoristas tomem cuidado, pois além de agredirem a natureza, poderão ser vítimas também", disse o comandante da PMA de Corumbá, major César Freitas.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados
BOLHA DE CALOR - Foto de capa: Saul SchrammNova onda de calor
Mato Grosso do Sul terá nova onda de calor com clima desértico em abril