Menu
SADER_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Morre o ator Raul Cortez aos 73 anos

19 Jul 2006 - 07h18
O ator Raul Cortez morreu nesta terça-feira aos 73 anos em decorrência do agravamento de um câncer no pâncreas contra o qual lutava há cerca de quatro anos. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, desde o dia 30 de junho.

Em comunicado oficial, a assessoria do hospital informou que o ator sofreu complicações relacionadas ao câncer e morreu às 20h15 desta terça-feira.

O ator estava sob os cuidados do oncologista Paulo Hoff e do cirurgião Vincenzo Pugliese.

Raul deixa duas filhas: Lígia Cortez (de seu casamento com Célia Helena), que lhe deu as netas Vitória e Clara; e Maria (com Tânia Caldas).

O velório será nesta quarta-feira, a partir das 7h, no Theatro Municipal de São Paulo, no centro da cidade. A seu pedido, o corpo será cremado, na Vila Alpina (zona leste de SP), informou o hospital.

Raul Cortez era contratado da TV Globo e seus últimos trabalhos na emissora foram a minissérie JK (2006), onde interpretou o personagem Antônio Carlos Andrada, e na novela Senhora do Destino (2004) com o personagem Pedro Correia de Andrade e Couto.

Ator nasceu na cidade de São Paulo em 28 de agosto de 1932. Ele tinha uma extensa carreira na TV, no cinema e no teatro. Ator querido por Benedito Ruy Barbosa, Raul participou de diversas tramas do autor como Esperança (2002), Terra Nostra (1999) e O Rei do Gado (1996).

No teatro, Cortez trabalhou com alguns dos principais diretores, como Zé Celso, do Teatro Oficina, Antunes Filho, Ziembinski e Oduvaldo Viana Filho. Em 1963, ganhava o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de Melhor Ator Coadjuvante pela peça Os Pequenos Burgueses, dirigida por Zé Celso.

Mais recentemente, Cortez chamou a atenção ao montar duas peças do dramaturgo contestador Mário Bortolotto, Fica Frio - Uma Road Peça e À Meia-Noite um Solo de Sax em Minha Cabeça.

Raul Cortez ainda atuou nas novelas As Filhas da Mãe (2001), Mulheres de Areia (1993), Mandala (1987) e Água Viva (1980), sua estréia na TV.

Antes de ser ator, ele foi proprietário de uma agência publicitária e trabalhou em um cartório. Quando decidiu pela carreira artística contrariou seu pai, um advogado reconhecido em São Paulo.

 

Terra

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS