Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Morales diz que Bolívia vai impor lei a empresa sem contrato

28 Out 2006 - 07h48
 
O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse que o país não recuará diante das petrolíferas estrangeiras com as quais não foram assinados novos contratos sob o marco da nacionalização do setor de energia do país, decretada em maio. "Às outras empresas com as quais estamos em negociação, quero lhes dizer que, apesar de sermos um país pequeno, subdesenvolvido, as empresas têm que respeitar nossas normas, nossas leis, vamos fazê-las respeitar", disse no ato em que a francesa Total e a norte-americana Vintage assinaram  novos contratos.

O prazo para assinatura de novos acordos do setor de petróleo vence neste sábado e ainda há negociações pendentes com gigantes como a Petrobras, a espanhola Repsol-YPF e a britânica British Gas. O decreto de nacionalização dispõe que as empresas que não assinarem novos contratos neste prazo deverão sair do país, deixando seus ativos nas mãos da estatal boliviana YPFB.

Fim do prazo

Duas companhias petrolíferas, a franco-belga TotalFinaElf, com participação na renda petrolífera de 82% e investimentos superiores a US$ 1 bilhão; e a americana Vintage - que opera nos campos de gás em Naranjillo, Porvenir e Chaco Sur - assinaram ontem  novos contratos com o governo boliviano. Neste sábado, prosseguem as negociações com as restantes petrolíferas, que incluem as que mais investem e possuem operações na Bolívia: a Petrobras, a hispano-argentina Repsol YPF e a inglesa British Gas que, somadas, controlam mais de dois terços das reservas do país.

A indefinição em relação ao caso da Petrobras prosseguiu durante esta sexta-feira. O Ministério de Minas e Energia informou que o ministro Silas Rondeau e o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, haviam cancelado a viagem que fariam a La Paz. A explicação oficial era que, como qualquer documento a ser assinado por Petrobras e YPFB terá de ser aprovado pelo Congresso boliviano, era melhor não se precipitar. A visita dos dois seria meramente política, pois quem assina os contratos são os dirigentes da Petrobras Bolívia.

Para o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, o importante é que não haja imposições ou confisco de patrimônio - garantia dada pelo presidente Evo Morales. "O importante é assegurar tanto as garantias jurídicas quanto uma viabilidade econômica. É o que estamos tentando obter. O importante é que as condições sejam adequadas, que tornem o empreendimento viável, que não haja, como dissemos muitas vezes, confisco", disse.

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos