Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 13 de junho de 2021
Busca
Brasil

Moka assumirá Comissão Mista de Orçamento do Congresso

7 Fev 2010 - 13h30Por Fátima News com Assessoria

O deputado federal Waldemir Moka (PMDB) vai presidir a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. A indicação de Moka foi feita pelo líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves. Pelo critério da alternância e da proporcionalidade, a presidência da comissão em 2010 caberá a um deputado do PMDB. O PT, de acordo com essa regra, deverá indicar o relator entre seus os senadores.

 

 

Esta é a primeira vez que um deputado sul-mato-grossense ocupa a presidência da comissão considerada a mais importante do Congresso. Em 2008, o senador Delcídio do Amaral (PT) foi o relator do Orçamento da União para 2009. Já o senador Ramez Tebet (PMDB), morto em novembro de 2006, relatou a proposta orçamentária de 1999.

 

 

De acordo com o líder do PMDB, a escolha de Moka se deve à experiência, a importância e à atuação do parlamentar sul-mato-grossense na Câmara dos Deputados. "É um dos melhores quadros do PMDB da Câmara, companheiro leal, conciliador e competente", declarou. Alves disse que Moka ocupará o terceiro cargo mais importante do Congresso depois dos de presidentes da Câmara e do Senado.

 

 

"Sinto-me honrado e agradecido pela indicação e ao mesmo tempo ciente da responsabilidade que vou ter para comandar essa comissão tão importante para o País", afirmou. "Quero honrar o meu partido, o meu Estado e sobretudo o Congresso nesse papel de comandar a discussão e aprovação do orçamento para o Brasil".

 

 

Moka informa que a prioridade para o momento será a discussão e a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2011. O Plano Plurianual para 2008 e 2011, explica, é que balizará a direção do Orçamento para o próximo ano. "A LDO é a peça que praticamente dará direção ao futuro orçamento do Brasil. E terá que estar aprovada antes do recesso do Congresso de julho", destaca o futuro presidente da Comissão de Orçamento.

 

 

Integrada por 84 parlamentares, sendo 63 deputados e 21 senadores, a Comissão de Orçamento do Congresso tem por atribuição apreciar os projetos de lei relativos ao Plano Plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais da União.

 

 

Também emite parecer sobre as contas apresentadas anualmente pelo presidente da República e sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos na Constituição. A comissão também faz o acompanhamento e a fiscalização orçamentária, sem prejuízo da atuação das demais comissões do Congresso Nacional.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta