Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Moka assumirá Comissão Mista de Orçamento do Congresso

7 Fev 2010 - 13h30Por Fátima News com Assessoria

O deputado federal Waldemir Moka (PMDB) vai presidir a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. A indicação de Moka foi feita pelo líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves. Pelo critério da alternância e da proporcionalidade, a presidência da comissão em 2010 caberá a um deputado do PMDB. O PT, de acordo com essa regra, deverá indicar o relator entre seus os senadores.

 

 

Esta é a primeira vez que um deputado sul-mato-grossense ocupa a presidência da comissão considerada a mais importante do Congresso. Em 2008, o senador Delcídio do Amaral (PT) foi o relator do Orçamento da União para 2009. Já o senador Ramez Tebet (PMDB), morto em novembro de 2006, relatou a proposta orçamentária de 1999.

 

 

De acordo com o líder do PMDB, a escolha de Moka se deve à experiência, a importância e à atuação do parlamentar sul-mato-grossense na Câmara dos Deputados. "É um dos melhores quadros do PMDB da Câmara, companheiro leal, conciliador e competente", declarou. Alves disse que Moka ocupará o terceiro cargo mais importante do Congresso depois dos de presidentes da Câmara e do Senado.

 

 

"Sinto-me honrado e agradecido pela indicação e ao mesmo tempo ciente da responsabilidade que vou ter para comandar essa comissão tão importante para o País", afirmou. "Quero honrar o meu partido, o meu Estado e sobretudo o Congresso nesse papel de comandar a discussão e aprovação do orçamento para o Brasil".

 

 

Moka informa que a prioridade para o momento será a discussão e a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2011. O Plano Plurianual para 2008 e 2011, explica, é que balizará a direção do Orçamento para o próximo ano. "A LDO é a peça que praticamente dará direção ao futuro orçamento do Brasil. E terá que estar aprovada antes do recesso do Congresso de julho", destaca o futuro presidente da Comissão de Orçamento.

 

 

Integrada por 84 parlamentares, sendo 63 deputados e 21 senadores, a Comissão de Orçamento do Congresso tem por atribuição apreciar os projetos de lei relativos ao Plano Plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais da União.

 

 

Também emite parecer sobre as contas apresentadas anualmente pelo presidente da República e sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos na Constituição. A comissão também faz o acompanhamento e a fiscalização orçamentária, sem prejuízo da atuação das demais comissões do Congresso Nacional.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados
BOLHA DE CALOR - Foto de capa: Saul SchrammNova onda de calor
Mato Grosso do Sul terá nova onda de calor com clima desértico em abril