Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Missão dos EUA visita dois frigoríficos no MS

17 Ago 2006 - 10h20
Uma missão do Serviço de Inspeção do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos chegou ao Brasil na terça-feira, onde vai inspecionar oito abatedouros de bovinos e fábricas de termoprocessamento de carne de gado. A previsão é de que os americanos visitem dois frigoríficos em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o superintendente federal de Agricultura, José Antônio Felício, os técnicos da missão americana devem permanecer no Estado entre os dias 04 e 08 de setembro. Apesar de ainda não estar confirmado, a expectativa é de que eles visitem os frigoríficos Friboi e Independência. Antes de sair a campo, a missão esteve reunida, ontem, com as equipes do Ministério da Agricultura para definir o itinerário da visita. Além de MS, os técnicos americanos devem inspecionar frigoríficos nos Estados de São Paulo, Mato Grosso, Goiás. Eles também visitarão o laboratório de microbiologia no Mato Grosso.

O objetivo da visita é verificar os programas de autocontrole sanitário desses estabelecimentos e os procedimentos de inspeção empregados pelo Dipoa nesses locais. Os técnicos norte-americanos visitarão apenas empresas habilitadas a vender para aquele mercado.

Os EUA só importam do Brasil carne bovina termoprocessada. Segundo o coordenador-geral de Organização para Exportação da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), Eliezer de Lima Lopes, os embarques brasileiros de carne de gado industrializada para o mercado norte-americano totalizaram US$ 205,7 milhões em 2005. De janeiro a julho deste ano, as vendas do produto para os EUA somaram US$ 167,4 milhões.

Durante a visita, os técnicos do governo do EUA serão acompanhados por servidores do Dipoa. No dia 12 de setembro, a missão fará uma reunião final de avaliação em São Paulo.

Segundo o coordenador-geral de Programas Especiais do Dipoa, Ari Crespim dos Anjos, o objetivo da missão é verificar os programas de autocontrole desses estabelecimentos e os procedimentos de inspeção desenvolvidos pelo Dipoa. “Os Estados Unidos querem checar se estão sendo cumpridas às garantias que eles exigem para importar os produtos brasileiros”, explica Crespim.

Após a identificação de febre aftosa na região de fronteira com o Paraguai, no ano passado, o Estado tem recebido, recentemente, diversas missões internacionais, todas elas voltadas à atividade agropecuária.

No mês passado, o Estado recebeu técnicos da União Européia e da Rússia, que visitaram o MS para avaliar as medidas sanitárias adotadas pelo governo para controlar os focos de febre aftosa, confirmados em outubro do ano passado.
 
Diário MS

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto