O Museu da Imagem e do Som (MIS), vai oferecer uma quarta edição do curso “História da Arte: do moderno ao pós-moderno”, ministrado pela professora e crítica Maria Adélia Menegazzo. "No curso, os participantes poderão perceber as sutilezas que permeiam a arte moderna e as questões que levaram à transformação dos paradigmas artísticos, tendo como conseqüência a mudança de atitude e entendimento a respeito dos conceitos de arte", explica Maria Adélia.
O curso traz à tona discussões sobre as transformações nas linguagens das artes plásticas, fazendo o exercício de leitura de imagens de cada período artístico e abordando as referências históricas contidas nas obras. O curso de "História da Arte - do Moderno ao Pós-Moderno" é o quarto de uma série de cursos propostos para o primeiro semestre pelo Programa de Ação Educativa do MIS. "As atividades propostas pelo museu constituem-se como oportunidades de encontro para a prática do debate e da reflexão, uma vez que os cursos não possuem caráter acadêmico nem são direcionados para um público específico", afirma Rafael Maldonado, gestor do MIS.
"A participação é aberta a todos os interessados que desejam ampliar seus conhecimentos na área da cultura", conclui. A programação do curso está estruturada em três tópicos. Segundo material de divulgação produzido pela ministrante, "A construção do novo" parte do realismo clássico , passa pelo clássico e o romântico, apontando a contestação da razão e do real; "a construção de uma ruptura" traz a influência da fotografia no desenvolvimento da poética impressionista, tratando do espaço da pintura de Cézanne e as vanguardas do mundo moderno; e, por fim, "a desconstrução do novo" aborda as poéticas depois do moderno, apontando questões que discutem o conceito de arte depois do fim da arte e as transposições do fazer artístico, pontos de fundamental importância para a compreensão das diversas linguagens contemporâneas.
"Vamos discutir questões pontuais relativas aos tópicos, verificando como essas mesmas questões podem ser lidas em obras de arte dos períodos selecionados", comenta Maria Adélia. As aulas acontecerão nos dias 09, 10 e 11 de abril, das 19 às 22h, na Cinemateca do MIS. Mais informações pelo telefone 3325-1530. O MIS fica na av. Afonso Pena, 2702, Centro. E-mail: mis.de.ms@gmail.com.
TV Morena
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Motociclista morre em batida frontal com caminhonete

Explosão de carreta carregada com etanol causa incêndio de grandes proporções

Veja onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Confira as datas, fatos e feriados de abril de 2025

Chuvas bloqueiam trecho de serra e deixam pessoas ilhadas em Ubatuba
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Jovem morre 102 dias depois de contrair virose na praia

Telenet e prefeituras de Glória de Dourados e Ivinhema realizam doação de uma tonelada de peixe

Família de Fátima do Sul faz apelo por vaga em hospital de Dourados para paciente em estado grave

Deodápolis se despede de Francisco e Vagner, informa a Pax Oliveira
