Menu
SADER_FULL
segunda, 14 de junho de 2021
Busca
Brasil

Ministério Público denuncia 48 suspeitos de elo com sanguessugas em MS

25 Nov 2009 - 07h56Por Folha Online

O Ministério Público Federal de Mato Grosso do Sul propôs ações de improbidade administrativa contra 48 suspeitos de envolvimento com a máfia dos sanguessugas no Estado.

Entre eles, estão ex-prefeitos, ex-secretários municipais, funcionários públicos, empresários, comerciantes e um ex-deputado federal.

As cinco denúncias tratam de supostas fraudes em licitações para a compra de ambulâncias e equipamentos hospitalares nas prefeituras de Dourados, Ivinhema, Batayporã, Douradina e Eldorado.

Três delas correm em segredo de Justiça. Nas duas restantes, a lista de réus inclui os ex-prefeitos José Laerte Cecílio Tetila (PT), de Dourados, Neri Kuhnen (PDT), de Ivinhema, e Jercé Euzébio de Souza (PMDB), de Batayporã.

O MPF pede a anulação das licitações sob suspeita, o ressarcimento de R$ 885 mil aos cofres públicos e a indisponibilidade de bens dos envolvidos.

As investigações constataram, segundo as denúncias, o direcionamento de licitações em benefício de empresas ligadas ao esquema desmontado em 2006 na Operação Sanguessuga, da Polícia Federal.

A suposta quadrilha, chefiada pelos empresários Darci e Luiz Antônio Vedoin, pagava propina a congressistas em troca de emendas destinadas a municípios cooptados.

"Com recursos garantidos, o grupo manipulava as licitações, valendo-se de empresas de fachada. Dessa maneira, os preços eram superfaturados, chegando a ser até 120% superiores aos valores de mercado", afirmou o MPF, em nota.

A reportagem telefonou para a casa dos ex-prefeitos Neri Kuhnen e José Laerte Cecílio Tetila e deixou recados. Até a conclusão desta edição, ninguém ligou de volta. Jercé Euzébio de Souza disse ser "vítima de uma injustiça".

"O prefeito é proibido de se envolver com a licitação. Então eu não sei nem de quem o município comprou. Eu sei que fiz tudo certinho", disse.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta