Menu
SADER_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Ministério da Saúde implanta caderneta de saúde para o idoso

11 Dez 2006 - 10h36
Para acompanhar melhor a saúde das pessoas com mais de 60 anos, o Ministério da Saúde está implantando, em  todos os municípios do país, a Caderneta da Pessoa Idosa. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2004 já havia mais de 17,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos no país.

Segundo o coordenador da Área Técnica de Saúde do Idoso do Ministério da Saúde, José Luiz Telles, receberão o material os agentes comunitários do Programa Saúde da Família, que serão capacitados para anotar nas cadernetas todas as informações que possam ser úteis no tratamento do idoso. "A pessoa idosa que receber a caderneta deve andar sempre com ela, principalmente quando for ao seu médico", afirmou Telles.

Para ajudar no tratamento das pessoas idosas, o ministério também está lançando o Caderno de Atenção Básica em Envelhecimento, que vai auxiliar os profissionais de saúde no diagnóstico de doenças e na forma de tratamento.

Telles explicou que o idoso deve ser visto como uma pessoa capaz e que as medidas vão proporcionar a eles melhor qualidade de vida. "Doenças como o diabetes e a hipertensão, quando controladas, permitem ao idoso uma vida  normal. Eles não devem ser vistos como incapazes" acrescentou.

Para explicar como o material deve ser utilizado, o ministério promove seminários e discute com os secretários municipais de Saúde, a melhor forma de utilizar a caderneta em sua cidade.

Na última semana, do dia 4 ao dia 8, coordenadores estaduais de Saúde do Idoso da região Nordeste estiveram reunidos em Recife para receber as orientações. Nesta semana, a reunião será com representantes das regiões Sul e Sudeste.

 

 

MS Notícias

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS