Menu
SADER_FULL
sexta, 24 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Ministério da Agricultura suspende venda de frangos de três empresas

5 Ago 2010 - 07h42Por Diário Net

O Ministério da Agricultura suspendeu a venda carnes de ave in natura congeladas e resfriadas das empresas BRF Brasil Foods (Santa Catarina), Copacol Cooperativa Agroindustrial Consolata (Paraná) e Rigor Alimentos Ltda (São Paulo) porque foi constatado excesso de água. Todo o estoque desses estabelecimentos terá de ser fiscalizado antes da liberação para o comércio. Este ano, oito empresas já foram incluídas nesse regime.

Os fiscais do ministério recolheram as amostras no comércio varejista de todo o País, para avaliação da quantidade de água resultante do descongelamento. A Portaria Nº 210/1998 delimita que carcaças e cortes de aves podem ter até 6% de água depois de descongeladas.

As empresas infratoras ficarão sob o regime especial de fiscalização até que comprovem a correção da irregularidade. Isso é feito por meio da revisão dos seus programas de autocontrole e da apresentação das análises de três lotes com os padrões previstos em lei.

Se o consumidor detectar excesso de água na carne de ave congelada, pode denunciar a irregularidade na ouvidoria do Ministério da Agricultura, telefone 0800 7041995.

Por ano, o ministério recolhe mais de mil amostras para analisar o percentual de água em carcaças de aves e em produtos vendidos no comércio e produzidos nas empresas. Quando são detectadas irregularidades, os estabelecimentos, além de autuados e multados, podem passar pelo regime de fiscalização.

De acordo com nota técnica do ministério, todos os produtos em estoque nas empresas serão submetidos à análise antes da liberação para comercialização. As novas produções somente serão liberadas para comercialização após análise prévia que confirme o atendimento aos padrões estabelecidos em legislação. E a empresa deverá cumprir as exigências feitas pelo serviço oficial, tais como revisão do seu programa de autocontrole com a comprovação da readequação do processo.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada