Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Minha Casa, Minha Vida: Vander acredita em mais avanços com Caixa

28 Fev 2011 - 16h37Por Fátima News
Para o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) a Caixa Econômica Federal (CEF) pode avançar ainda mais para atender aos protestos contra as novas regras do programa Minha Casa, Minha Vida, que estabelecem infraestrutura de asfalto e esgoto como itens obrigatórios para liberar os financiamentos. Na manhã desta segunda-feira (28), ao participar de audiência pública na Câmara Municipal de Campo Grande, o parlamentar foi enfático ao destacar que o governo federal tem a sensibilidade de socorrer um clamor legítimo da sociedade e disse que na próxima quarta-feira deve ser realizada nova eunião ente a bancada federal sul-mato-grossense e diretores da Caixa.
 
“É indiscutível a legitimidade das manifestações de construtores e dos interessados em fazer seu financiamento. Precisamos olhar não somente a árvore, mas toda a floresta, pois nesse processo estão diversos interesses e demandas. São os construtores, são operários da construção civil e de diversos ramos da economia, são os compradores e existe ainda a questão da infraestrutura necessária”, ponderou Vander. “Entendo que, imediatamente, é imperativo atender quem faz casas e gera emprego, quem se emprega e quem precisa da casa para viver”, acrescentou.
 
Segundo Vander, a Caixa já sinalizou a disposição de atender aos protestos, lembrando que o banco recuou das exigências iniciais e fixou um prazo de quatro meses (até 30 de junho) para que as novas regras passem a valer. “Foi um avanço. Não é tudo que se quer, mas é um bom aceno. Podemos e vamos avançar mais”, frisou. Para o deputado petista, o atendimento às necessidade mais imediatas de liberação dos financiamentos para ruas sem asfalto não pode sufocar o direito que toda pessoa tem de morar em áreas dotadas da infraestrutura básica.
 
“Asfalto e esgoto são itens indispensáveis de qualidade de vida e de justiça social. Vamos buscar a solução mais imediata que é restabelecer os padrões originais de financiamento. Mas a luta não pode parar por aí, caso contrário estaremos consolidando um contexto de segregação social e econômica. Asfalto e esgoto não podem ser privilégios de quem mora em área nobre”, pontuou.
 
Segunta etapa
 
A exigência de asfalto e esgoto é um dos itens dos critérios de financiamento que farão parte da segunda etapa do Minha Casa, Minha Vida. A nova base reguladora do programa está contida na Medida Provisória (MP) 514/10, que está em análise e deve ser votada em breve pelo Congresso Nacional.
 
Na seguna etapa do programa, o governo federal prevê a construção e reforma de 2 milhões de moradias até 2014. Entre outras novidades e inovações, a MP estabelece a permissão de atividade comercial em conjuntos habitacionais para famílias de baixa renda; cria mecanismos para assegurar que o subsídio seja concedido uma única vez, tanto por família como por imóvel; e uma mesma família não será beneficiada duas vezes nem um mesmo imóvel poderá ser subsidiado mais de uma vez.
 
Também na MP está determinada a prioridade de atendimento às famílias chefiadas por mulheres e às que tenham sido desabrigadas ou residam em áreas de risco e insalubres. Por decreto, o governo federal estabelecerá os limites de renda familiar para cada modalidade do programa, sem mudança no teto, que continuará sendo de 10 salários mínimos. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul