Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

MinC anuncia repasse de R$ 700 mil para pagar músicos da FMB

23 Mar 2011 - 17h26Por Terra

Depois de uma reunião com o diretor-executivo da Feira Música Brasil, Carlos "KK" Mamoni, o Ministério da Cultura (MinC) autorizou o repasse de recursos para cobrir a dívida com artistas e produtores participantes do evento. Em carta aberta à ministra Ana de Hollanda, os músicos criticaram a desorganização da FMB, realizada em dezembro de 2010 na cidade de Belo Horizonte (MG), e cobraram os cachês.

A assessoria do MinC relatou na tarde desta quarta-feira, 23, o resultado da reunião: "O Ministério da Cultura autorizou o pagamento de R$ 700 mil à organização da Feira Música Brasil 2010 (edição de Belo Horizonte). Este se refere ao convênio acertado diretamente com o MinC para a realização do evento. O repasse da verba ainda não havia sido feito por dois motivos: a demora da liberação do orçamento, que saiu apenas em 14 de março de 2011; e a necessidade de checar o processo do convênio. Como este se mostrou estar dentro da legalidade, o ministério deu a autorização para o acerto de contas."

Na semana passada, o governo havia afirmado que o evento não tinha "registro formal no ministério, ou seja, trata-se de evento que juridicamente não materializou sua existência no MinC". Apesar do anúncio, os artistas seguem sem a certeza do dia do pagamento. "A gente tem um contrato com o Instituto Cultural Sérgio Magnani e ele até agora não se justificou perante os contratados. Isso foi cobrados várias vezes por mim, em mais de quatro telefonemas e e-mails", critica o produtor Lailton Araújo, da banda Pífanos de Caruaru.

Num e-mail dirigido aos produtores, o diretor da FMB, KK Mamoni, relatou as negociações com o secretário-executivo do MinC, Vitor Ortiz:

"Minha tarefa agora, é garantir que o nosso pagamento, entre nesta lista de prioridades. O Sec.Exec. Vitor Ortiz, foi extremamente atencioso e convocou toda a equipe responsável pelos pagamentos para uma reunião em caráter de urgência para a próxima terça dia 22/03, para tentar viabilizar uma forma mais rápida de recebermos o que nos é devido pelo MinC."

"No momento, é só o que tenho a dizer! Eles estão cientes dos nossos problemas e das manifestações de insatisfação de todos com o processo. Tive a sensação, que eles estão realmente tentando buscar soluções e agilizar os processos. Mas o que está pegando mesmo é a falta de grana do MinC."

Marcado por vaias e críticas aos organizadores, a FMB 2010 deixou 90 artistas sem remuneração. O ressarcimento estava previsto para janeiro. As cantoras Tulipa Ruiz e Ná Ozzetti também assinaram a carta de protesto. Entre os participantes da feira, os músicos Elza Soares, Bebel Gilberto e Otto.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho