Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 18 de junho de 2021
Busca
Brasil

Milho tem recorde de produtividade

4 Mar 2010 - 13h52Por Conjuntura Online
Diferentemente do ano passado, a qualidade do milho tem surpreendido os produtores da região, graças às condições climáticas favoráveis e ao emprego de tecnologia, com a utilização de boas sementes e defensivos.
A expectativa de algumas cooperativas é de ter a melhor safra de milho em produtividade, podendo chegar a 10,5 mil quilos por hectare.

O gerente agrícola da Batavo Cooperativa Agroindustrial, Anacleto Luis Ferri, diz que o teor de ardido do milho produzido pelos cooperados está dentro do normal, diferentemente do ano passado quando a cultura foi afetada pela seca.

Segundo Ferri, o teor de ardido neste ano está entre 4% e 6%. A área produzida de milho pela Batavo chega a 37 mil hectares neste ano, o que significa uma redução de 15% na comparação com a safra anterior. A produtividade é de 10,5 mil quilos por hectare contra os 7,8 mil quilos por hectare em 2009.

"Acreditamos que seja a melhor safra em produtividade, graças às condições climáticas, apesar do excesso de chuva, e do emprego de tecnologia nas lavouras, com o uso de boas sementes, defensivos agrícolas, entre outros fatores", cita.
A estimativa da Batavo Cooperativa Agroindustrial é que a produção de milho nesta safra chegue a 350 mil toneladas.

Na Cooperativa Agrícola Mista, Coopagrícola, que colheu em torno de 10% da área cultivada, a qualidade do milho é boa na visão do coordenador operacional da Coopagrícola, Marcelo Borsato. "Estamos ainda no início da colheita, mas temos milho inclusive para exportação", comenta.

No ano passado, cerca de 10% da total colhido pela cooperativa foi para exportação e o restante atendeu o mercado interno. "O normal, como ocorreu nos anos anteriores, é que metade seja para o mercado interno e o restante para o externo", explica.
Se a qualidade do milho colhido for igual ao do início desta colheita a estimativa é que 60% da produção seja exportada.

O engenheiro agrônomo da Coopagrícola, Alyson Domingos Valentin, explica que o milho foi altamente favorecido pelas condições climáticas. "Em um caso especifico o teto produtivo chegou a 19 mil quilos por hectare", diz.

A média de produtividade, segundo Valentin, é de 11 mil quilos por hectare. "Foi um ano com aumento significativo na qualidade de sementes e que o produtor aprendeu a controlar a lagarta do cartucho. Apesar da boa produtividade, a rentabilidade não será tão positiva", diz. A Área plantada nos Campos Gerais deve chegar a 146 mil hectares

A expectativa do Departamento de Economia Rural, Deral, do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Seab, é que a área de milho chegue a 146 mil hectares neste ciclo, o que significa uma redução de 21,5% na comparação com a safra anterior, quando chegou a 186 mil hectares.
 

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado