Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Milho tem recorde de produtividade

4 Mar 2010 - 13h52Por Conjuntura Online
Diferentemente do ano passado, a qualidade do milho tem surpreendido os produtores da região, graças às condições climáticas favoráveis e ao emprego de tecnologia, com a utilização de boas sementes e defensivos.
A expectativa de algumas cooperativas é de ter a melhor safra de milho em produtividade, podendo chegar a 10,5 mil quilos por hectare.

O gerente agrícola da Batavo Cooperativa Agroindustrial, Anacleto Luis Ferri, diz que o teor de ardido do milho produzido pelos cooperados está dentro do normal, diferentemente do ano passado quando a cultura foi afetada pela seca.

Segundo Ferri, o teor de ardido neste ano está entre 4% e 6%. A área produzida de milho pela Batavo chega a 37 mil hectares neste ano, o que significa uma redução de 15% na comparação com a safra anterior. A produtividade é de 10,5 mil quilos por hectare contra os 7,8 mil quilos por hectare em 2009.

"Acreditamos que seja a melhor safra em produtividade, graças às condições climáticas, apesar do excesso de chuva, e do emprego de tecnologia nas lavouras, com o uso de boas sementes, defensivos agrícolas, entre outros fatores", cita.
A estimativa da Batavo Cooperativa Agroindustrial é que a produção de milho nesta safra chegue a 350 mil toneladas.

Na Cooperativa Agrícola Mista, Coopagrícola, que colheu em torno de 10% da área cultivada, a qualidade do milho é boa na visão do coordenador operacional da Coopagrícola, Marcelo Borsato. "Estamos ainda no início da colheita, mas temos milho inclusive para exportação", comenta.

No ano passado, cerca de 10% da total colhido pela cooperativa foi para exportação e o restante atendeu o mercado interno. "O normal, como ocorreu nos anos anteriores, é que metade seja para o mercado interno e o restante para o externo", explica.
Se a qualidade do milho colhido for igual ao do início desta colheita a estimativa é que 60% da produção seja exportada.

O engenheiro agrônomo da Coopagrícola, Alyson Domingos Valentin, explica que o milho foi altamente favorecido pelas condições climáticas. "Em um caso especifico o teto produtivo chegou a 19 mil quilos por hectare", diz.

A média de produtividade, segundo Valentin, é de 11 mil quilos por hectare. "Foi um ano com aumento significativo na qualidade de sementes e que o produtor aprendeu a controlar a lagarta do cartucho. Apesar da boa produtividade, a rentabilidade não será tão positiva", diz. A Área plantada nos Campos Gerais deve chegar a 146 mil hectares

A expectativa do Departamento de Economia Rural, Deral, do núcleo regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Seab, é que a área de milho chegue a 146 mil hectares neste ciclo, o que significa uma redução de 21,5% na comparação com a safra anterior, quando chegou a 186 mil hectares.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos