Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Metade dos brasileiros está acima do peso, diz governo

18 Abr 2011 - 15h40Por Abril
A má alimentação e o sedentarismo têm elevado o índice de obesidade no Brasil de forma cada vez mais rápida. Praticamente metade dos brasileiros está acima do peso, de acordo com um estudo divulgado nesta segunda-feira pelo Ministério da Saúde. O levantamento mostra que 48,1% da população brasileira têm sobrepeso ou obesidade. Em 2006, a taxa estava em 42,7%.

O problema atinge os homens numa proporção maior: na população masculina, o porcentual de sobrepeso é de 52,1%, ante 44,3% entre as mulheres. A capital com maior percentual de moradores com Índice de Massa Corpórea (IMC) acima de 25, o nível máximo adequado, é Rio Branco (AC): lá, a taxa é de 55,2%. O menor nível é o de Palmas (TO): 36,6%.

A parcela de adultos considerados obesos passou de 13,9% em 2009 para 15% em 2010. Em 2006, esse porcentual era de 11,4%. Se a média de crescimento for mantida, em 13 anos o Brasil terá um índice de obesidade semelhante ao dos Estados Unidos, onde o problema é tratado como uma epidemia.

A pesquisa constatou também os fatores que influenciam o aumento da obesidade:  28% da população gastam mais de três horas diárias diante da televisão, enquanto apenas 14,9% praticam atividades físicas regularmente.

A má alimentação é outra razão apontada para o aumento da obesidade. Apenas 18,2% da população adulta consomem a quantidade adequada de frutas e hortaliças, de acordo com o Ministério da Saúde. E 28% bebem refrigerantes ao menos cinco dias na semana.

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa diz que o aumento da renda da população exige que o governo aumente a difusão de informações sobre hábitos saudáveis: “A melhoria dos padrões sociais do Brasil tem propiciado um maior acesso aos bens de consumo. Uma maior instrução pode fazer com que as pessoas, ao invés de adquirir produtos que não têm valor nutricional, consumam mais frutas e verduras”.

Fumo - A pesquisa, que ouviu mais de 54.000 pessoas em 2010, confirmou ainda a tendência de queda lenta no porcentual de fumantes no país. Hoje, 15,1% da população são dependentes do cigarro. Em 2006, esse índice era de 16,2%. “Essa redução é mais lenta entre os menos instruídos. Isso, junto com outros fatores de risco, explica por que a carga das doenças não-transmissíveis se reduz menos ou cresce entre as pessoas mais pobres”, avalia Jarbas Barbosa.

Outro dado que resultou da pesquisa aponta que o consumo de bebidas alcoólicas de forma excessiva atinge 18% da população, contra 16,2%, em 2006. O aumento ocorreu de forma mais expressiva entre as mulheres.

As conclusões da pesquisa devem ser usadas para orientar a formulação de políticas públicas pelo Ministério da Saúde. Os dados também vão ser aplicados para orientar a posição do Brasil na reunião em que chefes de estado de todo o mundo discutirão a situação da saúde pública no planeta. O encontro ocorre em setembro, na sede das Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho