Mesmo com oito títulos de Liga dos Campeões em campo - quatro para cada lado -, foi a primeira vez que Barcelona e Ajax se encontraram. Na estreia das equipes nesta edição do torneio, pelo Grupo H, só os catalães fizeram jus à tradição, e venceram com facilidade por 4 a 0.
Messi, o nome do jogo, ao lado de Valdés, fez três, respondeu Cristiano Ronaldo, que também fez um hat-trick na terça-feira, e está a apenas nove de alcançar Raúl (com 71) como maior artilheiro da competição.
A partida marcou ainda a estreia de Neymar pelo torneio, e ainda o seu 300º jogo como profissional. Na próxima rodada do Grupo H da Liga dos Campeões, o Barcelona volta à Escócia, aonde já foi na temporada passada, para reencontrar o Celtic. Já o Ajax joga em casa, e recebe o Milan.
O JOGO
O Barcelona entrou em campo com uma tarja preta, como forma de homenagear o pai de Gerardo Martino, que morreu durante a semana. O treinador, que resolveu deixar Xavi e Jordi Alba no banco, para colocar Fàbregas e Adriano, tem mudado cada vez mais o time. Mas como os próprios jogadores dizem, a essência é a mesma.
O toque de bola ainda existe com bastante força, mas sem a mesma pressão insana que existia na época de Guardiola. Messi continua fazendo a função de falso 9, e contra o Ajax, invertia posição o tempo todo com Iniesta e Fàbregas. Neymar e Sánchez, pelos lados, eram fixos, raramente centralizavam ou trocavam de lados.
Já o Ajax, campeão holandês e que empolgou na temporada passada, mas deu azar de cair no "grupo da morte", não mostrou o mesmo futebol. Muito pelas saídas de jogadores como Eriksen. Bojan, Duarte e De Jong tentavam bastante, mas pouco acontecia.
Foi em um momento em que Messi se deslocou para a direita, aonde fez jogada com Daniel Alves, que surgiu o lance de gol, que veio de bola parada. Moisander derrubou quem apareceu na frente, e o argentino cobrou falta com perfeição, no canto de Vermeer, mas com poucas chances para o goleiro.
Neymar teve boa participação em sua estreia pela Liga dos Campeões (Foto: AFP) |
SEGUNDO TEMPO
Na etapa final, o Barcelona continuou no comando, e o Ajax não demonstrou muito poder de reação. Tanto que o segundo gol nem demorou a sair. E foi bonito. Busquets, com toda a liberdade do mundo, foi avançando pelo centro e achou Messi na área. O argentino driblou quem apareceu na frente, deixou marcador no chão, e chutou com firmeza.
Na sequência, só deu Barça... Neymar participou do próximo gol ao cruzar para Piqué cabecar. Foi o terceiro passe para gol do brasileiro. Mais tarde, já sem o camisa 11 em campo, Messi fez o seu terceiro. Recebeu na área, e só precisou chutar com tranquilidade.
O Ajax ainda teve um pênalti, Mascherano derrubou Denswil, mas Valdés defendeu cobrança de Sigthorsson. Daí para o fim, os holandeses entregaram os pontos, e tiveram poucas chances, mas o goleiro continuou muito bem, e tirou a oportunidade Bojan. Goleada para o Barcelona para abrir a fase de grupos da Liga dos Campeões.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
Entrar