Menu
SADER_FULL
quarta, 12 de agosto de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

Mercosul decide avançar na criação do Banco do Sul

22 Mai 2007 - 14h42

Os chanceleres e ministros da Economia dos cincos membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela) concordaram nesta terça-feira, em Assunção, em dar continuidade ao projeto de criação do Banco do Sul.


O chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou que o futuro Banco do Sul "é uma alternativa forte", uma aposta da América do Sul para acabar com o monopólio das tradicionais entidades financeiras internacionais.

"Eles nos pagam 2% ou 3% pontos por nosso dinheiro e nos cobram em contrapartida de 8% a 10% de juros quando nos emprestam dinheiro. Eles nos roubam. O banco do Sul é uma alternativa forte", frisou Maduro, referindo-se ao Fundo Monetário Internacional e ao Banco Mundial.

O ministro venezuelano comemorou a concretização da iniciativa, depois oito anos de insistência do presidente Chávez em todas as reuniões.

"O presidente Chávez havia oferecido este projeto aos Países não-aliados, aos países asiáticos, a nossos irmãos da África", explicou o secretário de Estado, ao finalizar a reunião extraordinária do Conselho do Mercado Comum do Sul.

Durante o encontro, o presidente do Paraguai, Nicanor Duarte, afirmou que o banco já existe na realidade, mas fez algumas ressalvas.

"O Banco do Sul é uma realidade, mas temores que aperfeiçoar com o tempo seu funcionamento e gestão", destacou o presidente.

A carta de entendimento para a fundação do Banco do Sul será assinada dia 26 de junho em Caracas, Venezuela, no dia da abertura da Copa América de futebol.

Participaram do encontro desta terça-feira, cinco chanceleres e ministros da Economia e da Fazenda dos cinco sócios do Mercosul, preparatória da próxima cúpula cuja data foi marcada hoje para 28 e 29 de junho.

Após o encontro, os chefes de gabinete dos cinco governos e do Equador -país que participou como convidado- se reuniram com o presidente Nicanor Duarte no Palácio de Governo para discutir os termos do projeto financeiro.

 

 

Invertia

Deixe seu Comentário

Leia Também

HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo desta quarta-feira 12 de agosto de 2020
DEU RUIM - OZONIOTERAPIA
COVID: Deputada que apoia aplicação de ozônio no combate ao coronavírus é internada com covid-19
VÍTIMA CORONAVÍRUS
CORONAVÍRUS: Médica de 29 anos perde a vida para a covid-19 após ficar quase 30 dias da UTI
BRASIL - 102.034 MORTES
Brasil confirmou 102.034 mortes e contabiliza 3.068.138 infectados pela Covid-19.
SAÚDE
CLOROQUINA: Pacientes reumáticos que fazem uso de cloroquina não estão imunes ao coronavírus
CORONAVIRUS NO ESPORTE
Covid-19: jogo do CSA é adiado após confirmação de mais nove casos
ESTAVA DESAPARECIDO
Policial Militar é encontrado morto dentro de fossa e pode ter sido assassinado
FATALIDADE
Homem morre soterrado em armazém de soja enquanto fazia limpeza
100 MOTIVAÇÃO
Desiludido e com medo de contágio, eleitor de MT vai sumir das urnas
HORÓSCOPO DO DIA
Horóscopo do dia: a previsão de hoje (11/8) para o seu signo