Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 25 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Mercado interno vai sustentar crescimento da economia em 2010

23 Dez 2009 - 06h00Por Fonte / Agência Brasil
 O crescimento da economia em 2010 será de 5,8%, segundo o Relatório Trimestral de Inflação, divulgado hoje (22) pelo Banco Central.

Na avaliação do BC, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), soma dos bens e serviços produzidos no país, será sustentando exclusivamente pelo desempenho da demanda interna.

De acordo com o relatório, o “crescimento anual do PIB deverá refletir a ocorrência de desempenhos favoráveis em todos os setores da economia”. A expansão da atividade agropecuária está estimada em 3,7%.

O setor industrial deverá crescer 7,6% em 2010, com ênfase na alta de 8,8% projetada para a indústria de transformação. A indústria da construção civil deverá crescer 6,4%, “favorecida pelo ambiente de retomada dos investimentos e pela continuidade das obras no âmbito de programas governamentais específicos e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)”.

A estimativa de expansão da indústria extrativa mineral ficou em 6,4%, por conta dos “impactos do maior dinamismo da economia mundial sobre os segmentos petróleo e minério de ferro”. A produção e distribuição de eletricidade, gás e água deverá aumentar 4,8%, no ano.

Para o setor de serviços, a estimativa de crescimento é de 5%, o que incorpora as projeções de crescimento para os segmentos de intermediação financeira, 7,2%, favorecido pela continuidade de crescimento do crédito. Também há projeção de crescimento de 6,5% para o comércio e de 6,4% para transporte, armazenagem e correio.

O BC também espera por crescimento de 6,1% no consumo das famílias, “evolução consistente com as perspectivas de continuidade das melhoras no mercado de trabalho e de preservação da trajetória benigna da inflação”.

Na avaliação do BC, os investimentos – Formação Bruto da Capital Fixo – devem apresentar crescimento de 15,8%, influenciados pela recuperação das expectativas e de obras de infraestrutura. A expansão do consumo do governo está projetada em 2,9%. Com isso, a contribuição da demanda interna para o resultado anual do PIB em 2010 ficou em 6,9 ponto percentual.

As exportações e as importações devem apresentar crescimento de 12% e 20,5%, respectivamente, o que refletirá “a retomada gradual da economia mundial e a consolidação de novo ciclo de crescimento na economia brasileira”. Assim, a contribuição do setor externo para o PIB será negativa em 1,1 ponto percentual.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada