Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 19 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Menos de 1% de eleitores regularizou situação no TRE/MS

17 Abr 2007 - 04h50
 

Menos de 1% dos eleitores de Mato Grosso do Sul que tem pendências com a Justiça Eleitoral porque deixaram de votar ou justificar o voto por três eleições consecutivas, procuraram os cartórios eleitorais para regularizar a situação. O prazo termina no dia 26 de abril, e quem não ficar em dia com a Justiça Eleitoral terá o título de eleitor cancelado.

Segundo levantamento do TRE/MS, dos 35.620 eleitores que tem problemas com a Justiça Eleitoral no Estado, apenas 333 compareceram aos cartórios eleitorais. A expectativa do tribunal é que o movimento aumente nos próximos dias com a proximidade do encerramento do prazo.

Para regularizar sua situação, o eleitor “faltoso” deverá comparecer a um cartório eleitoral com um documento de identidade e título de eleitor. No local, ele deverá comprovar que votou nas últimas eleições ou justificar o motivo da sua ausência, e fazer o pagamento da eventual multa (em média R$ 3,50 por eleição em que deixou de votar ou justificar o voto).

Para saber se está na lista de faltosos, basta clicar aqui e acessar o link "consulta ao título de eleitor" na página do TSE na Internet.

Sanções

Além do risco de perder o título, o eleitor faltoso deixa de contar com alguns direitos essenciais à cidadania. Sem a prova de que votou na última eleição, pagou a multa respectiva ou de que se justificou devidamente, não pode tirar documentos de identidade, CPF ou passaporte, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, inscrever-se em concurso público, assumir cargo público, participar de concorrências em órgãos públicos, obter empréstimo na rede bancária oficial, praticar qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, e, se for servidor público, não recebe sequer o salário correspondente ao segundo mês subseqüente ao da eleição.  Com informações da TV Morena.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

CAIXA - FOTO:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil CONTESTAR DESCONTOS INDEVIDOS
Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS
Maristela Cantadori, Comunicação Fundect *com informações do IFMS
Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos
Deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados JOGOS ONLINE
Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida
Tempo
Feriado e final de semana tem previsão de tempo firme com temperaturas amenas no Estado
INSS - IMAGEM:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil CONCURSO INSS 2025
Concurso do INSS oferece mil vagas e salário inicial que pode chegar até R$ 9 mil

Mais Lidas

INDÁPOLIS DE LUTO
Sem acreditar, comunidade fica em choque pela tragédia, família informa sobre o velório em Indápolis
Claudinei da Silva em seu gabinete no dia da posse como prefeito, em Glória de Dourados,Região
Morre Claudinei da Silva, que foi prefeito de Glória de Dourados e deputado estadual por MS
TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Tragédia na Rodovia: Pai e Filho Morrem em Acidente entre Vila São Pedro e Indápolis
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis se despede da Sandra Ramos Martins, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
Saúde
Cientistas coreanos descobrem técnica capaz de reverter células cancerígenas ao estado normal