Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 28 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Mel é antibactericida, cicatrizante e antiinflamatório

18 Mai 2011 - 15h00Por Terra

Além de delicioso, o mel é um alimento benéfico para a saúde. Rico em glicídios, vitaminas, sais minerais e oligoelementos, esse néctar das abelhas é mais do que uma fonte de energia. Enquanto o açúcar refinado favorece o acúmulo de gorduras, o mel ajuda na digestão e na eliminação de toxinas. Para a nutricionista carioca Débora Villar, ele ainda conta com propriedades antibacterianas, antifungicidas, cicatrizantes, expectorantes e antiinflamatórias.

Começar a adoçar seus alimentos é uma maneira de levar a vida de forma mais leve. “O mel é uma fonte de energia saudável que é digerida mais facilmente do que açúcar”, explica a nutricionista. “A frutose e a sacarose, os dois principais tipos de açucares presentes no alimento, não necessitam de nenhuma digestão e por isso são facilmente assimilados pelo corpo”.

Segundo Débora, o mel tem ainda um papel excelente no equilíbrio da flora intestinal. “Ele melhora o crescimento e a atividade das bifidobactérias e dos lactobacilos, bactérias importantes para a nossa saúde”. Também inibe o crescimento de bactérias como Staphylococcus aureus e Candida albicans e outras bactérias associadas à diarreia e à desinteria.

Quem gosta de cuidar da pele terá no mel um poderoso produto de beleza. Seu uso remonta à antiguidade, quando gregos e romanos o misturavam ao leite para tonificar a pele em banhos. Além de hidratar a pele e as fibras capilares, ele protege contra o envelhecimento precoce, regenera as células superficiais, limpa e nutre. Além disso, estudos mostram que a aplicação tópica de mel acelera a cicatrização de machucados e queimaduras. Agora você já sabe que a vida pode ser mais doce e mais saudável com mel. Mas vá com cuidado porque, em excesso, pode desequilibrar a balança. Uma colher se sopa de mel tem 62 calorias.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TURISMO 2021
Turismo 2021: O que esperar do Turismo Brasileiro no próximo ano?
SUA SAÚDE
Carnes de bichos selvagens podem transmitir parasitas, vírus e até matar
SEU BOLSO
Petrobras reajusta gasolina e diesel em 5% a partir desta quarta-feira
SONHOS INTERROMPIDOS
Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
UTI LOTADAS
13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto
VIRUS A SOLTA
Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
FATALIDADE
Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço