Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Meio ambiente recebe mudas ornamentais em Glória de Dourados

17 Nov 2009 - 18h20Por Demerval Nogueira / Fátima News

A Prefeitura de Glória de Dourados; secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável (Seds) via divisão municipal de Meio Ambiente recebeu da Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul), cerca de duzentas mudas de árvores de espécies diferentes, bem como, estacas de apoio, que serão utilizadas para reforçar a arborização da cidade, e devem ser plantados em locais adequados e específicos devidos seus formatos. O estabelecimento do programa de arborização urbana faz parte da celebração de um convênio tripartite, que envolve a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul); Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul) e a Prefeitura de Glória de Dourados. As mudas doadas ao departamento de Meio Ambiente são das espécies, Ipê branco, Chorão e Pata-de-vaca. Maria Aparecida Furtuoso Gomes, chefe da divisão municipal de Meio Ambiente destaca a importância desse tipo de trabalho comentando que, “a arborização urbana tem como função aumentar a área verde da cidade e, consequentemente melhorar a qualidade do ar, o nível de umidade e a temperatura”, dimensiona Gomes.

 

 

Da mesma forma que a arborização encontrada nas áreas livres públicas e privada, as árvores que acompanham o sistema viário exercem função ecológica, no sentido de melhoria do ambiente urbano e estético, no sentido de embelezamento das vias públicas. A arborização de uma cidade é fundamental, pois, este é o sistema que exerce a função de purificação do ar pela fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos; melhoria do microclima da cidade, pela retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas; redução na velocidade do vento; influência no balanço hídrico, favorecendo a infiltração da água no solo e provocando evapotranspiração mais lenta; abrigo à fauna, propiciando uma variedade maior de espécies, consequentemente influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças, além do amortecimento de ruídos.

 

 

As especialistas da divisão municipal de Meio Ambiente, Marla Camila Brugnerotto e Márcia de Almeida Pessoa da Silva relatam, “outra função importante da arborização que acompanha o sistema viário é sua serventia como corredor ecológico, interligando as áreas livres vegetadas da cidade, como praças, parques entre outros”, refletem. Pedro Gonçalves de Moura é um dos funcionários responsáveis pela manutenção e cuidados do viveiro municipal.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis