Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 18 de junho de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Meio ambiente recebe mudas ornamentais em Glória de Dourados

17 Nov 2009 - 18h20Por Demerval Nogueira / Fátima News

A Prefeitura de Glória de Dourados; secretaria municipal de Desenvolvimento Sustentável (Seds) via divisão municipal de Meio Ambiente recebeu da Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul), cerca de duzentas mudas de árvores de espécies diferentes, bem como, estacas de apoio, que serão utilizadas para reforçar a arborização da cidade, e devem ser plantados em locais adequados e específicos devidos seus formatos. O estabelecimento do programa de arborização urbana faz parte da celebração de um convênio tripartite, que envolve a Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul); Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul) e a Prefeitura de Glória de Dourados. As mudas doadas ao departamento de Meio Ambiente são das espécies, Ipê branco, Chorão e Pata-de-vaca. Maria Aparecida Furtuoso Gomes, chefe da divisão municipal de Meio Ambiente destaca a importância desse tipo de trabalho comentando que, “a arborização urbana tem como função aumentar a área verde da cidade e, consequentemente melhorar a qualidade do ar, o nível de umidade e a temperatura”, dimensiona Gomes.

 

 

Da mesma forma que a arborização encontrada nas áreas livres públicas e privada, as árvores que acompanham o sistema viário exercem função ecológica, no sentido de melhoria do ambiente urbano e estético, no sentido de embelezamento das vias públicas. A arborização de uma cidade é fundamental, pois, este é o sistema que exerce a função de purificação do ar pela fixação de poeiras e gases tóxicos e pela reciclagem de gases através dos mecanismos fotossintéticos; melhoria do microclima da cidade, pela retenção de umidade do solo e do ar e pela geração de sombra, evitando que os raios solares incidam diretamente sobre as pessoas; redução na velocidade do vento; influência no balanço hídrico, favorecendo a infiltração da água no solo e provocando evapotranspiração mais lenta; abrigo à fauna, propiciando uma variedade maior de espécies, consequentemente influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças, além do amortecimento de ruídos.

 

 

As especialistas da divisão municipal de Meio Ambiente, Marla Camila Brugnerotto e Márcia de Almeida Pessoa da Silva relatam, “outra função importante da arborização que acompanha o sistema viário é sua serventia como corredor ecológico, interligando as áreas livres vegetadas da cidade, como praças, parques entre outros”, refletem. Pedro Gonçalves de Moura é um dos funcionários responsáveis pela manutenção e cuidados do viveiro municipal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial