Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 28 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Medida do MP pode suspender nomeações de concurso em Caarapó

24 Fev 2010 - 16h40Por Caarapó News

O Ministério Público Estadual em Caarapó está elaborando medida judicial para suspender nomeações de candidatos aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura Municipal.

De acordo com o promotor público, Cláudio Rogério Ferreira Gomes, a iniciativa deve paralisar o andamento do concurso enquanto irregularidades constatadas não forem esclarecidas.

As irregularidades foram denunciadas no início de fevereiro por uma candidata, a única que formalizou a reclamação e juntou provas materiais, entre cerca de 15 pessoas que procuraram o MP. A candidata, que havia obtido alta pontuação na prova objetiva, não obteve êxito na prova de títulos e verificou que outro candidato que não havia feito pontuação significativa na primeira fase do concurso, na prova de títulos ocupou as primeiras colocações.

Os promotores Cláudio Gomes e Fabrícia Barbosa Lima conferiram a prova de que dispunham conforme o edital e a pontuação de títulos, que era de 25 pontos, após a soma correta passou a ser de 1,5 ponto.

A organizadora do concurso, ÁREA Planejamento e Assessoria S/S Ltda. reunida com os promotores, com o presidente da comissão do concurso, Carlos Martins e com a assessora jurídica da prefeitura, Adriana Aveiro, alegou que o caso reclamado era isolado, porém, segundo Gomes, a justificativa não é válida: “No edital constava que certificados de participação em congressos de universidades, projetos e outros não somariam pontos, mas foi o que ocorreu posteriormente, tendo a organizadora considerado como títulos certificados não descritos em edital”, falou.

Consta no edital que “não será computada como evento de capacitação a participação em congresso, seminários, campanhas, trabalhos realizados e outros não entendidos como cursos”. Nos documentos a que o CaarapoNews teve acesso, apenas um dos certificados de participação do candidato tinha 400 horas, enquanto muitos programas de pós-graduação de mais um de ano de duração possuem módulos que, somados, correspondem a 360 horas.

Apesar de apenas uma reclamação formal, o promotor afirma que se os títulos do candidato da prova analisada têm irregularidades, outros também podem ter sido prejudicados: “Acredito que isso tenha acontecido a todos os candidatos e em todos os cargos”.

“O Ministério Público está tomando o cuidado de separar o que é boato ou não e as pessoas que estão insatisfeitas com o resultado e têm elementos de prova que comprovam irregularidades, pedimos que venham à Promotoria para formalizarem reclamações”, disse Gomes.

Procurado pela reportagem, o presidente da comissão do concurso Carlos Martins afirmou que a Prefeitura Municipal busca, desde a publicação do edital, o bom entendimento com os candidatos e também com a Promotoria, que sempre fez observações quanto a incorreções dos documentos publicados.

Segundo salientou, quanto à reclamação feita pela candidata, considera que é um caso isolado, mas sugeriu, em reunião com os promotores, que seja feita a recontagem dos títulos de todos os candidatos aprovados, sugestão que, com a entrada da medida judicial, caso ela venha a ser proposta, deve ser analisado pelo juiz competente.

“Desde o início do concurso, nós buscamos a transparência e a Prefeitura Municipal é a principal interessada para que esse caso seja solucionado e os aprovados possam ser nomeados, porque há uma demanda por serviços, especialmente com a atual epidemia de dengue”, finalizou.

Leia Também

CARRO DESGOVERNADO
Aluno de 13 anos é atropelado e prensado contra muro de colégio por carro desgovernado
SOB INVESTIGAÇÃO
Amigos saem para pescar e encontram cadáver boiando em rio
DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore