Menu
SADER_FULL
domingo, 26 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Médicos de províncias argentinas vêm ao Brasil para ganhar o dobro

5 Set 2013 - 13h48Por Uol

O jornal argentino El Clarín publicou nesta quinta-feira (5) reportagem dizendo que graças ao programa Mais Médicos, de Dilma Rousseff, que oferece por volta de 4.200 dólares mensais por 40 horas de trabalho semanais, o dobro pago naquele país, os poucos médicos que atuam em províncias que fazem fronteira com o Brasil estão emigrando para cá.

O artigo diz que a situação é delicada e cita a província de El Soberbio onde dos oito médicos que lá atendiam, três estão vindo para o programa brasileiro. Segundo a publicação, o Secretário de Saúde Pública de Misiones, Oscar Herrera Ahuad, protestou dizendo "Eles estão levando nossos médicos, independentemente da especialidade, o que é algo que causa grande preocupação".

Ahuad afirmou que conversará com o governador de Misiones, Maurice Closs, para que uma queixa seja formulada ao Brasil, pois os médicos que estão emigrando atuam em áreas semelhantes nas quais atuariam em nosso país, ou seja, onde há falta de profissionais. Segundo o artigo, os hospitais do interior serão os que mais sofrerão com a perda de profissionais.

A reportagem continua mostrando que até agora, só na primeira fase do Mais Médicos, 73 médicos saíram da Argentina. Porém, a publicação diz que isso "é apenas a ponta do iceberg", pois a partir de 13 de setembro será aberta uma segunda chamada. A estimativa é de que mais 20 médicos, que trabalham nas províncias, também irão se inscrever para o programa.

Fechando o artigo, informam que há 1,8 médicos para cada mil habitantes no Brasil contra os 3,2 da Argentina e, como acontece por lá, em algumas regiões brasileiras a quantidade de profissionais, no entanto, é menor que a média nacional e que em cinco Estados brasileiros há menos de um médico para cada mil habitantes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada