Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

MEC vai testar notebooks de US$ 100 em setembro

24 Jul 2006 - 14h12
Governo Federal planeja iniciar piloto do notebook educacional em até três escolas em setembro, como maneira para balizar projeto pedagógico. O Ministério da Educação introduzirá notebooks educacionais do projeto One Laptop per Child (OLPC) a partir de setembro em determinados colégios brasileiros.

A introdução será feita em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da USP, o Centro de Pesquisas Renato Archer (CemPra) e a Fundação Certi, responsáveis pelos estudos de viabilização do notebook educacional no país.

O projeto piloto terá como propósito testar como as aulas poderão ser exploradas por alunos e professores com a introdução do notebook de baixo custo em salas de aulas brasileiras.

"O projeto pretende medir como muda a dinâmica na sala de aula com notebooks educacionais. Queremos entender como ampliar as possibilidades de determinado professor e como será o comportamento dos alunos", afirma Roseli Lopes, coordenadora do Núcleo de Aprendizado, Trabalho e Entretenimento.

Serão dois colégios no Brasil escolhidos para receberam as máquinas como teste, sendo que um possivelmente será na cidade de São Paulo, de acordo com a pedagoga.

Além de oferecer os notebooks, Lopes revela que os grupos pretendem montar redes de acesso sem fio do tipo Wimesh para que alunos e professores participantes do projeto testem a interação do notebook em ambiente doméstico.

Como parte do projeto pedagógico planejado, a aliança entre SLI e MEC também será responsável por instruir professores sobre a plataforma e atividades possíveis com o notebook, em um "trabalho de sensibilização", como define a pedagoga.

O começo do projeto piloto ainda não tem data definida para se concretizar. Com a intenção de começar "o mais rápido possível", Lopes estima que as primeiras reuniões para instruções pedagógicas com professores e a entrega dos notebooks deverá acontecer em setembro.

Atualmente, os grupos se concentram em diminuir a lista com 15 e 20 colégios com estrutura suficiente para condicionar o projeto piloto. Segundo a pedagoga, o investimento em equipamentos e redes sem fio deverá ser arcado pelos patrocinadores da organização OLPC.


Dourados News

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente