Menu
SADER_FULL
sexta, 18 de junho de 2021
Busca
Brasil

MEC investe na educação profissional de MS

7 Nov 2009 - 12h30Por Fátima News, com Assessoria

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia será implantado em sete municípios do Estado 

 

“Nem o professor mais otimista seria capaz de antever uma fase de tanto investimento na educação do país”, afirmou o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Eliezer Moreira Pacheco, durante o lançamento regional do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, em Campo Grande, na última quinta-feira, 5, no plenário da Assembléia Legislativa.

O Fórum Mundial, promovido pelo MEC, terá pela primeira vez uma edição dedicada à educação profissional e tecnológica. “Este modelo de ensino não tem precedentes no país, é possível o aluno começar aprendiz e sair doutor. Nas regiões onde são implantados, os institutos trazem impactos extraordinários”, avalia Eliezer Pacheco, um dos criadores do fórum, que será realizado entre os dias 23 e 27 de novembro, em Brasília.

Mato Grosso do Sul passa a fazer parte da Rede Federal de Ensino Profissional e Tecnológico com a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMS) em sete municípios do Estado. Os campi serão instalados em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.  “Vivemos uma fase de valorização da educação profissional, uma modalidade que articula a educação básica e profissional à superior, pluricurricular e multicampi”, ressaltou o reitor do IFMS, professor Marcus Aurélius Serpe.

O reitor disse ainda que a expansão da rede federal de ensino profissional no país é modelo para o mundo. “O Ministro da Educação Fernando Haddad disse que após o último encontro de gestores públicos da educação de vários países, o MEC foi procurado por cinco outros ministros interessados em conhecer o modelo de expansão implantado pelo governo do presidente Lula”.

A reestruturação da rede só foi possível após a aprovação de um projeto de lei, em dezembro de 2008, pelo Congresso Nacional que institui a criação de 38 institutos federais, com 214 novos campi, em todo o país. “O Brasil vive um momento ímpar da sua história, neste ano tivemos do governo federal o maior orçamento para a área da educação”, afirmou o deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT/MS), membro da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados e relator do projeto que resultou na Lei 11.892.

Com a legislação, Mato Grosso do sul foi contemplado com o IFMS, assim como os Estados de Rondônia, Acre, Amapá e o Distrito Federal, que não também não faziam parte de rede. Com esta medida, todos os Estados do país serão beneficiados. Até 2010, o MEC pretende atingir a meta de 354 campi em funcionamento, integrando os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), as escolas técnicas e agrotécnicas.

A importância dos Institutos Federais na qualidade de vida das famílias foi ressaltada pelo deputado estadual Pedro Teruel (PT), propositor do evento na Assembleia Legislativa. “É uma oportunidade de conhecimento que servirá para a vida toda que possibilita a profissionalização, melhora a renda das famílias e promove o desenvolvimento social”.

Durante o evento, o diretor regional dos Correios, João Rocha, fez o lançamento estadual do selo comemorativo ao centenário da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

A solenidade foi prestigiada pelo reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Carlos Eduardo Cantarelli; pelo presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação, Paulo César Pereira; e pelo reitor do Instituto Federal do Piauí, Francisco Santana. Também estiveram presentes a Secretária Estadual de Educação, Nilene Badeca da Costa; a Secretária Municipal de Educação de Campo Grande, Maria Cecília Amendola da Motta; e demais autoridades.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado