Menu
SADER_FULL
domingo, 7 de março de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

MEC disponibiliza simulados da Prova Brasil

24 Mai 2011 - 12h59Por MEC

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou para escolas e educadores os exames simulados da Prova Brasil.

Os testes avaliam o desempenho dos estudantes em língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas.

Nos simulados, o MEC oferece às escolas um conjunto de questões que podem identificar as habilidades desenvolvidas pelos alunos e ajudar os professores a organizar estratégias pedagógicas para trabalhar o que ainda não foi alcançado. A prova oficial será aplicada em novembro.

Em 2011, cerca de 5,2 milhões de estudantes devem fazer a Prova Brasil, sendo 2,6 milhões matriculados no quinto ano e 2,5 milhões no nono ano.

De acordo com a coordenadora do ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Edna Martins Borges, a prova oficial será aplicada a todos os estudantes das redes públicas matriculados no quinto e no nono ano, e em escolas urbanas e rurais com, no mínimo, 20 alunos na turma.

Além dos simulados disponíveis para leitura e download, diretores de escolas e professores também encontram no portal do MEC a publicação “Prova Brasil, matriz de referência, tópicos e descritores”.

Segundo Edna Borges, a publicação será impressa e enviada às escolas até o final de junho. O ministério não vai imprimir os simulados.

Simulado

Alunos do quinto ano responderão 22 questões de língua portuguesa, dividas em dois blocos com duração de 25 minutos cada. Ao final, eles terão dez minutos para preencher a folha de respostas e entregá-la ao professor.

O simulado de matemática contém 21 questões, também em duas provas com duração de 25 minutos cada e mais dez minutos para preenchimento da folha de respostas.

Para os alunos do nono ano do ensino fundamental, são 26 questões de língua portuguesa, divididas em dois blocos, e 26 de matemática, também em dois blocos.

Em cada bloco os alunos têm 25 minutos para resolver as questões. Depois, têm dez minutos em cada prova para preencher o cartão de respostas.

O número de questões, o tempo para responder e o tempo para preencher o cartão de respostas são os mesmos do dia da aplicação oficial da Prova Brasil. O MEC também oferece aos professores os gabaritos dos simulados.

Amostragem

Em 2011, também serão aplicadas provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Saeb é uma avaliação por amostragem de alunos do quinto e do nono ano do ensino fundamental e da terceira série do ensino médio, público e privado.

O desempenho dos alunos na Prova Brasil e no Saeb compõe o índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) por escola, por município e em nível nacional.

Deixe seu Comentário

Leia Também

100 UTI = OBITO
Ministério da Saúde prevê 3 mil mortes por dia por covid-19 nas próximas duas semanas
TRISTEZA NA FAMILIA
'Não tem UTI,amo vcs':a história por trás do tuíte viral que revela mensagens de mãe morta por covid
DISPARO ACIDENTAL
Assessor em fazenda do cantor Leonardo morre vitima de tiro acidental
VIOLENCIA DOMESTICA
Vítima de violência doméstica escreve bilhete com pedido SOS em agência bancária: 'Ele tá ai fora'
ALERTA AO CPF
Confira se o seu CPF foi usado de maneira IRREGULAR por desconhecidos
VAMOS PREVENIR
Igreja Adventista vota documento com orientações sobre cultos e reuniões
ALERTA AOS JOVENS
O que está por trás da alta das internações de jovens com covid
BRASIL EM PÂNICO
Brasil tem novo recorde de mortes por covid em 24 horas: 1.910
100 TRÉGUA
Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil
EXECUÇÃO NA MADRUGADA
Dona de bar é degolada e corpo encontrado nos fundos do estabelecimento