Menu
SADER_FULL
sexta, 3 de dezembro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

MEC deve cancelar contrato com consórcio do Enem

5 Out 2009 - 07h23Por Terra

O Ministério da Educação (MEC) busca meio jurídicos para anular o contrato com a empresa Connasel (composta por um consórcio de empresas de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia) responsável pela aplicação da prova do Enem. A decisão teria sido tomada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, após o vazamento de provas que culminaram no cancelamento o exame.

Haddad afirmou que irá se encontar com o ministro da Justiça, Tarso Genro, na próxima terça-feira a fim de apresentar a ele as etapas da investigação sobre o vazamento de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e eventualmente pedir auxilio da Força Nacional de Segurança para acompanhar a aplicação da prova a mais de 4 milhões de alunos. Segundo Haddad, a nova data da avaliação, que estava marcada para este final de semana, só será divulgada na próxima quarta-feira.

A Polícia Federal investiga o vazamento de questões da prova e a tentativa de venda das informações ao jornal O Estado de S.Paulo. Na última quarta-feira, um homem telefonou à publicação dizendo que tinha em mãos duas das provas do Enem. A repórter viu as provas e confirmou as questões com o ministério. A avaliação, que seria realizada neste fim de semana, foi cancelada e uma nova data deve ser divulgada só na quarta-feira.

Investigação
A Plural Editora e Gráfica Ltda, responsável pela impressão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), entregará 1,2 mil horas de gravações feitas pelas câmeras de segurança da empresa para a Polícia Federal, segundo declaração do diretor da empresa, Carlos Jacomine, ao programa Fantástico da Rede Globo.

Dois suspeitos pela fraude já fora identificados e interrogados pela polícia. A gráfica afirmou, em nota, que um dos investigados nunca trabalhou na empresa. De acordo com o Fantástico, um deles seria contratado pelo consórcio Connasel, responsável pela aplicação do exame, para cuidar da segurança durante a impressão e manuseio das provas.

Leia Também

ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio