Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 16 de outubro de 2021
Busca
Brasil

MEC cria banco de dados eletrônico de universidades

23 Set 2006 - 08h12

O Ministério da Educação lançou nesta semana um mecanismo eletrônico que permitirá ligar o banco de dados de 55 universidades federais do país à Secretaria de Educação Superior (SESu), unificando as informações sobre as instituições.

As instituições devem alimentar a nova plataforma com dados sobre a vida acadêmica dos alunos, como matrículas, transferências, número de estudantes que entraram na instituição e que saíram. O MEC pretende fazer a primeira interligação na próxima sexta-feira (29).

O objetivo do ministério é reunir elementos para a gestão de políticas públicas e repasse de recursos. Segundo a coordenadora de acompanhamento das instituições federais de ensino superior, Ilka Moreira, o sistema permitirá melhor planejamento da área, pois este será baseado em informações atuais.

“A SESu planejava os gastos com base no censo [de educação superior] produzido nos dois últimos anos pelo Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira]. Por meio da plataforma, teremos os dados de forma imediata. Com os resultados da primeira coleta de dados, poderemos no início de 2007 prever os recursos que serão gastos no decorrer daquele ano”, disse a coordenadora.

Segundo o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal de Mato Grosso, Paulo Speller, o sistema vai permitir um planejamento mais eficiente.

“A troca de informações possibilitará um ganho. Temos que pensar em crescer e melhorar o sistema. Com a plataforma, será possível ver o que temos hoje, onde estão as falhas, o que umas universidades fazem que outras não fazem e comparar experiências, por exemplo”, afirmou.

A criação da Plataforma de Integração de Dados das Instituições Federais de Ensino Superior é uma parceria da SESu com o laboratório de computação científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Agência Brasil

Leia Também

BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'
NAUFRÁGIO
Barco naufraga e duas pessoas desaparecem; buscas continuam nesta segunda (11)
FOTO: REDES SOCIAIS DESCARGA FATAL
Jovem morre ao desligar geladeira da tomada após queda de raio