Menu
SADER_FULL
segunda, 10 de agosto de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ÁGUAS DE BONITO
Brasil

MEC anuncia a construção de oito escolas técnicas em MS

3 Abr 2007 - 10h50
A segunda fase da implantação de escolas técnicas federais em Mato Grosso do Sul, fruto da articulação política do deputado federal Antônio Carlos Biffi (PT/MS) junto ao Ministério da Educação (MEC), será, em breve, concretizada no Estado e contemplará os municípios-pólo de Corumbá, Coxim, Três Lagoas e Ponta Porã.

A boa notícia foi dada na tarde de ontem, em Brasília, durante a reunião entre o deputado Biffi e o secretário de Educação Tecnológica Federal, do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, que explicou ao parlamentar as três fases do programa.

De acordo com Pacheco, na primeira fase, já em trâmite final, a ação visa as duas primeiras unidades do programa, com a inauguração do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET), em Campo Grande, que beneficiará, em cinco anos, cerca de seis mil alunos, e recursos para o término das obras da Escola Agrotécnica Federal de Nova Andradina. As duas ações já contam com R$ 5,5 milhões no orçamento de 2007.

A segunda fase, confirmada na tarde de hoje, beneficiará mais quatro municípios do Estado: Corumbá, Coxim, Três Lagoas e Ponta Porã, cujo critério de escolha levou em consideração a carência dos municípios vizinhos e a escassez de mão-de-obra qualificada.

A terceira e última fase da ação do parlamentar junto ao MEC visa a criação da Escola Técnica nos municípios de Dourados, com edificação na UFGD, e Aquidauana, com a locação prevista na UFMS, onde será aritculada parceria. Biffi comemorou a boa notícia e aproveitou o ensejo para agradecer o empenho do ministro da Educação, Fernando Haddad, e salientou que essas ações fazem parte do PAC da Educação, lançado recentemente pelo governo Lula.

O parlamentar explicou ainda que cada escola técnica tem por objetivo formar e qualificar profissionais de nível médio visando aproveitá-los nos setores da economia e na pesquisa e desenvolvimento tecnológico, além estreitar a relação desses profissionais com os setores produtivos do Estado.

"A confirmação da segunda etapa é uma conquista educacional incomensurável para o interior do nosso Estado. Para se ter uma idéia, em todo o país, serão somente 150 escolas técnicas, sendo oito delas em Mato Grosso do Sul, o que beneficiará , em cada unidade, cerca de 1.800 alunos", explicou o parlamentar.

O deputado adiantou que os municípios de Chapadão do Sul e Jardim, em breve, serão contemplados com a implantação de uma escola técnica, o que ainda depende de alguns acertos técnicos.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Entenda como o Paraguai tem 66 mortes por Covid-19 e o que MS deveria aprender
AUXILIO EMERGENCIAL
Apesar da falta de recursos, governo avalia prorrogar Auxílio Emergencial
OPORTUNIDADE NO MS
JBS oferece 600 vagas de emprego em 6 cidades de MS
VACINA COVID 19
Bolsonaro diz que vacina contra covid deverá estar disponível em dezembro
FALSIFICAÇÃO
Nota falsa de R$ 200 começa a circular
REABERTURA DO COMÉRCIO
Brasil e Paraguai podem reabrir comércio na fronteira em 10 dias, diz ministro
REINFECÇÃO EM ALERTA
Novo coronavírus tem segundas novas ondas de reinfecção e acendem sinal de alerta
FÁTIMA DO SUL - DICA CIA DO BICHO
Saiba o que são rações terapêuticas, Cia do Bicho destaca vários tipos, confira
BRASIL - 96.326 MORTES
Brasil tem 2.817.473 casos de Covid-19, indica consórcio de veículos da imprensa em boletim das 13h
EXPLOSÃO EM BEIRUTE
Libanês se emociona e diz: Parecia uma bomba atômica, que acabou com tudo