Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

MEC abre processo para fechar quatro cursos de Direito

22 Dez 2009 - 16h51Por G1

O Ministério da Educação anunciou nesta terça-feira (22) a abertura de processos administrativos para encerrar as atividades de quatro cursos de Direito no país. As universidades, duas no Rio de janeiro, uma em Santos (SP) e uma em Manaus (AM),  estavam sob supervisão da Secretaria de Educação Superior do MEC e não adotaram as melhorias previstas no Termo de Saneamento de Deficiências do órgão para a graduação em Direito. Essas instituições estão impedidas de realizar vestibular.

Em todo o Brasil, 75 cursos foram avaliados pelo MEC e estão sob o monitoramento do ministério por meio de termos de saneamento de deficiências.

 Esses cursos não estão sendo fechados nesse momento porque a legislação não nos autoriza. Eles vão ser notificados a apresentar defesa e se não houver fato novo, esses cursos serão fechados

Segundo a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, os cursos serão novamente notificados para, em dez dias, recorrerem do fechamento. Caso os argumentos não sejam suficientes, as instituições não poderão ofertar novas vagas, sendo obrigadas a encerrar as atividades tão logo as turmas atuais concluam a graduação.

“Esses cursos não estão sendo fechados nesse momento porque a legislação não nos autoriza. Eles vão ser notificados a apresentar defesa e se não houver fato novo, esses cursos serão fechados”, disse a secretária. 

 A decisão de encerrar as atividades desses quatro cursos faz parte do relatório final de supervisão sobre 14 cursos que não cumpriram com os termos de saneamento. Eles foram reavaliados pela Comissão de Especialistas em Ensino Jurídico, composta por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação Brasileira de Ensino do Direito (Abedi) e voltaram a descumprir as exigências.

Além dos quatro que terão o fechamento solicitado, outros cinco cursos terão processos administrativos abertos por terem cumprido parcialmente as exigências do MEC. Esses cursos poderão sofrer penas como a redução da oferta de vagas e até o encerramento das atividades.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados