Menu
SADER_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

MEC abre processo para fechar quatro cursos de Direito

22 Dez 2009 - 16h51Por G1

O Ministério da Educação anunciou nesta terça-feira (22) a abertura de processos administrativos para encerrar as atividades de quatro cursos de Direito no país. As universidades, duas no Rio de janeiro, uma em Santos (SP) e uma em Manaus (AM),  estavam sob supervisão da Secretaria de Educação Superior do MEC e não adotaram as melhorias previstas no Termo de Saneamento de Deficiências do órgão para a graduação em Direito. Essas instituições estão impedidas de realizar vestibular.

Em todo o Brasil, 75 cursos foram avaliados pelo MEC e estão sob o monitoramento do ministério por meio de termos de saneamento de deficiências.

 Esses cursos não estão sendo fechados nesse momento porque a legislação não nos autoriza. Eles vão ser notificados a apresentar defesa e se não houver fato novo, esses cursos serão fechados

Segundo a secretária de Educação Superior do MEC, Maria Paula Dallari Bucci, os cursos serão novamente notificados para, em dez dias, recorrerem do fechamento. Caso os argumentos não sejam suficientes, as instituições não poderão ofertar novas vagas, sendo obrigadas a encerrar as atividades tão logo as turmas atuais concluam a graduação.

“Esses cursos não estão sendo fechados nesse momento porque a legislação não nos autoriza. Eles vão ser notificados a apresentar defesa e se não houver fato novo, esses cursos serão fechados”, disse a secretária. 

 A decisão de encerrar as atividades desses quatro cursos faz parte do relatório final de supervisão sobre 14 cursos que não cumpriram com os termos de saneamento. Eles foram reavaliados pela Comissão de Especialistas em Ensino Jurídico, composta por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Associação Brasileira de Ensino do Direito (Abedi) e voltaram a descumprir as exigências.

Além dos quatro que terão o fechamento solicitado, outros cinco cursos terão processos administrativos abertos por terem cumprido parcialmente as exigências do MEC. Esses cursos poderão sofrer penas como a redução da oferta de vagas e até o encerramento das atividades.

 

Leia Também

COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19