Menu
SADER_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Mato Grosso testa produção de mamona para biodiesel

16 Nov 2006 - 09h30
Uma área de 20 hectares, no campo experimental da Prefeitura de Alta Floresta (320 km de Sinop), está sendo utilizada  para testes na produção de mamona. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Agricultura e tem como objetivo fazer experimentos da cultura para a produção de biodiesel.

Segundo o secretário Leocir José Delani, a mamona já era produzida no município, mas se tornou inviável devido as dificuldades na comercialização. Na área experimental será testada a adaptação da cultura ao solo e clima da região, com diferentes variedades, análises e melhoramento no processo de adubação, germinação da planta, controle de pragas, irrigação, entre outros. Após os experimentos, sementes deverão ser fornecidas para pequenos produtores do município.

A mamona tem como característica demanda por pouca adubação e recursos, o que facilita a produção em pequenas propriedades. A produção estimada é de 1,8 tonelada por hectare. Outros municípios da região também investem em projetos e testes de novas culturas para produção do biodiesel e não tem apenas a soja como fonte de matéria-prima.

Em Sinop, interior de Mato Grosso, a Secretaria de Agricultura e Empaer testam a viabilidade na produção de dendê e pinhão manso. As duas oleaginosas são recomendáveis para a fabricação de biodiesel devido o seu alto teor de óleo, mas ainda não possuem pesquisas que apontam a sua viabilidade no Estado.
 
 
 
Interior News

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro