Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Mato Grosso do Sul responde por 11,3% dos abates de bovinos no Brasil

9 Abr 2011 - 08h12Por Assessoria de Comunicação do Sistema FAMASUL/SENAR

Dados divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) mostram que Mato Grosso do Sul respondeu por 11,3% dos abates de bovinos no último trimestre de 2010.

Esse valor coloca o Estado como terceiro no ranking nacional, sendo o Centro-Oeste responsvel por 34,7% do total acumulado no ano.

Esse o panorama do anfitrião do Congresso Internacional da Carne, que será realizado nos dias 7, 8 e 9 e junho em Campo Grande/MS e irá discutir rumos para a participao brasileira no mercado mundial de carnes.

A pesquisa do IBGE mostrou ainda que no 4° trimestre de 2010 foram abatidas mais de sete milhões de cabeças bovinas em todo o País, o que representa uma queda de 3% em relação ao trimestre anterior e 3,8% comparando com o mesmo perodo de 2009.

De acordo com o Instituto, o que aconteceu foi que a oferta de animais esteve reduzida nas principais regiões produtoras e houve queda nas exportações.

Mesmo assim, o abate de bovinos tem mostrado recuperação crescente desde o período de crise internacional do fim de 2008 ao início de 2009.

De acordo com o presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, após esse período de crise, a pecuária brasileira vem consolidando o ritmo de crescimento com base na demanda crescente por carne no mercado mundial e na expansão do consumo interno.

A União Européia representa o grupo que importa cortes de maior valor agregado e tivemos diminuição nas exportações para este mercado. Mesmo assim, essas perdas devem ser compensadas pelo crescimento da demanda de países orientais, que compram os cortes de menor preço, analisa.

A previsão do Fórum para 2011 mostra que o embarque de carne bovina para o exterior deve somar 2 milhões de toneladas, com crescimento de 25% em relação a 2010, quando foram embarcados 1,6 milhão.

"O setor da carne tem muitos desafios pela frente, mas temos de estar preparados para fornecer respostas satisfatórias aos novos desafios que podem representar ameaça competitividade da pecuária brasileira, como a questão ambiental e as barreiras sanitárias", completa Nogueira.

O Congresso Internacional da Carne é uma realização do International Meat Secretariat (IMS/Opic) em conjunto com a FAMASUL.

O evento tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de MS (SENAR/MS), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS (Sebrae), Fundação Educacional para o Desenvolvimento Rural FUNAR , Fórum da Permanente da Pecuária de Corte da CNA e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), conta com o patrocínio da Jonh Deere, Marfrig e AllFlex e o apoio do Convention Visitor Bureau.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos