Menu
SADER_FULL
segunda, 24 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Mato Grosso do Sul recebe hoje a Caravana em Defesa do SUS

27 Nov 2009 - 09h18Por MS Notícias

Evento nacional já passou por 21 Estados com debates, dentre outros assuntos, sobre as dificuldades no aumento de investimentos públicos e de serviços nas três esferas de governo. A Caravana em Defesa do SUS chega a Mato Grosso do Sul hoje (27) com o objetivo de promover um debate em torno da conjuntura atual da saúde.

O evento, em sua 22ª etapa, faz parte da agenda política do Conselho Nacional de Saúde (CNS) – instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde, e tem como temas a defesa do SUS como Patrimônio Social Cultural Imaterial da Humanidade, bem como Gestão do Trabalho, Modelo de Atenção, Financiamento, Controle Social, Intersetorialidade, Complexo Produtivo da Saúde e Humanização no SUS.

A Caravana em Defesa do SUS do Mato Grosso do Sul será realizada no Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária, na rua Dolor de Andrade, 270- Bairro São Francisco, em Campo Grande. A previsão é de que cerca de 600 pessoas participem do evento.

 

Estarão presentes a conselheira nacional, Gysélle Saddi Tannous, representando o Presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Junior; a secretária substituta da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Maria Natividade Gomes da Silva Teixeira; conselheiros nacionais e representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). A Secretária de Saúde de Mato Grosso Sul, Beatriz Figueiredo Dobashi, e o Presidente do Conselho Estadual de Saúde, Fernando de Oliveira Rocha, também participarão do evento.

 

A organização da Caravana é do CNS em parcerias com o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa, Conselhos de Saúde, Conass, Conasems e Movimentos Sociais e tem como convidados Universidades, Ministério Público, Legislativos Estaduais e Municipais. A última etapa da Caravana será em Florianópolis no dia 30 de novembro. No dia 8 de dezembro será realizada, em Brasília, a Caravana Nacional, com um balanço de todos os Estados.

 

O Conselho Nacional de Saúde organiza a Caravana em Defesa do SUS com a intenção de percorrer o País e ouvir a população para buscar formas de fortalecer o SUS como a maior política pública do mundo e assegura o sistema como patrimônio da humanidade.  A regulamentação da Emenda Constitucional 29 e o financiamento do SUS em todo o País também estão no ponto central das discussões e é uma das bandeiras da Caravana. A Caravana debate o SUS que temos e o que queremos.

 

Leia Também

Fábrica de placas solares  ENERGIA SOLAR
Brasil atinge 1 milhão de consumidores com geração própria de energia solar
BRASIL 622.205 MORTES
Com recorde de 204.854 novos casos, Brasil registra 350 óbitos em 24 horas
ALARMANTE
Brasil bate recorde de casos diários de covid-19 com 204,8 mil
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab ainda tem 916 vagas para indígenas trabalharem nas lavouras de maçãs em SC e RS
BAIXA RENDA
Auxílio Gás: governo libera o pagamento no valor de R$ 52
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem um aumento e registra 351 mortes em 24 horas
OMICRON
Brasil dobra contágio nas 24h e registra 74,1 mil novos casos de covid-19 e 121 mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Carne e Sangue como nós
ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19