Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 29 de novembro de 2021
Busca
MISS PENITENCIÁRIA

Mato Grosso do Sul elegeu a Miss Penitenciária 2009

25 Nov 2009 - 07h29Por Notícias.MS

A Miss Penitenciária 2009 é de Ponta Porã. Valéria Cristina Rodrigues, de 22 anos, foi a vencedora do concurso que reuniu na tarde de ontem (24) as sete candidatas eleitas nos institutos de regime fechado da Capital e do interior do Estado.

 

O 2º Miss Penitenciária 2009 é uma iniciativa do governo do Estado, através da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher, em parceria com a Coordenadoria Municipal, e tem o objetivo de elevar a autoestima das detentas e oferecer melhor qualidade de vida para elas durante o cumprimento da pena. O concurso aconteceu no Estabelecimento Penal Feminino Irmã Irma Zorzi, em Campo Grande.

Entre as autoridade presentes, a primeira dama do Estado, Beth Puccinelli, prestigiou as misses e disse a todas as reeducandas que o momento é de alegria e confraternização: “É um dia especial para todos nós”. Em nome do governador André Puccinelli, a primeira dama parabenizou as candidatas e as detentas do estabelecimento Irmã Irma Zorzi que receberam com uma grande festa as outras seis visitantes que vieram dos institutos do interior para o concurso. “Este é um momento para valorizarmos a dignidade das reeducandas e dizer que somos todos iguais, somos todos irmãos e compartilhamos deste momento de muita paz e de muita alegria”, afirma.

 

“Um concurso como este só é possível porque tem pessoas que entendem e apóiam a iniciativa e o governador André Puccinelli é um incentivador das políticas públicas para a mulher. Por isso a coordenadoria realiza este evento e mostra para a sociedade estas reeducandas, porque a sociedade precisa saber que elas existem e estar preparada para quando elas forem reinseridas ao convívio social”, ressalta a coordenadora Especial de Políticas Públicas para a Mulher, Carla Stephanini.

 

Para o diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciários, Deusdete Souza de Oliveira Filho, o concurso consegue cumprir um de seus principais objetivos: elevar a autoestima das detentas. “Esta ação mostra que elas têm uma beleza e precisam de mais autoestima. Estudos mostram que a mulher sofre mais do que o homem durante o cumprimento da pena, por isso estamos realizando este concurso. E o Miss Penitenciária já entrou no calendário e será uma constante no sistema prisional do Estado”, garante Deusdete.

 

“No Estado nós trabalhamos para a ressocialização dos presos e para que eles se reinsiram na sociedade de forma rápida e com a dignidade reparada; por isso ações como estas são importantes dentro dos estabelecimentos prisionais”, afirma o secretário Wantuir Jacini, de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que também esteve no evento para prestigiar as misses de Mato Grosso do Sul.

 

Concurso

A vencedora da segunda edição do Miss Penitenciária é cuiabana e cumpre pena em Ponta Porã , onde foi eleita Miss Primavera 2009 no Estabelecimento Penitenciário Feminino do município. Hoje eleita a mais bela reeducanda do MS, Valéria Cristina leva, além da coroa e da faixa de miss, uma TV LCD de 22 polegadas.

 

“Eu não esperava vencer este concurso e estou muito feliz, principalmente com a receptividade das detentas daqui (de Campo Grande) que torceram bastante por mim”, conta Valéria. Para ela a grande lição tirada da experiência é “não perder nunca a esperança”, conclui.

 

O segundo lugar do concurso ficou com a anfitriã da festa, Letícia Morais, de 22 anos, que cumpre pena no Irmã Irma Zorzi, de Campo Grande. A terceira colocação ficou com a representante de Três Lagoas, Daiana Aparecida Rodrigues, de 22 anos. As outras candidatas são dos estabelecimentos penais de Bataguassu, São Gabriel D’Oeste, Rio Brilhante e Corumbá.

 

O concurso teve a participação dos grupos de dança do Centro Municipal de Convivência do Idoso, da comediante Maria Quitéria e Michele e Banda, que animou as detentas e os visitantes.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL