Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Marisa quer disque-denúncia contra a violência nas escolas

23 Nov 2009 - 07h41Por Conjuntura

Um projeto da senadora Marisa Serrano cria um importante instrumento de combate à violência nas escolas. Aprovado na Comissão de Educação do Senado esta semana, o projeto prevê a criação do Save (Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas). A proposta agora segue para análise da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

O objetivo do projeto é municiar o governo federal com informações sobre a ocorrência de agressões e ajudar na prevenção da violência nos arredores das instituições de ensino. O projeto prevê, por exemplo, que o governo crie um disque-denúncia para a violência na escola. Como os que já existem denúncia para fazer denúncia de violência contra a mulher ou prestando informação sobre pessoas desaparecidas

Mas a idéia da senadora é que o mesmo sistema seja estendido para estados e municípios como forma de prevenção do "bullying" - atos de violência, física ou psicológica, intencionais e repetidos e que têm ocorrido com freqüências nas escolas brasileiras, tanto públicas como privadas.

Em São Paulo, a Secretaria de Educação distribuiu um cartilha sobre o "bullying" em toda a rede pública com o objetivo de orientar os alunos para evitar e se protegerem da violência.

O projeto de Marisa Serrano foi inspirado na criação de órgão semelhante pelos Estados Unidos, em 1984, batizado de Centro Nacional de Segurança nas Escolas. Ao justificar a proposta, a senadora, que também é professora, afirmou que a escola deixou de ser um lugar seguro e propício à aprendizagem.

"A violência está comprometendo o ensino.". Ela informou que o sistema deverá contar com o apoio das comunidades locais para atingir seu objetivo de reduzir a violência que tem ocorrido tanto entre os alunos, como dos alunos com os professores ou o inverso.

"É importante que a comunidade participe, denunciando fatos suspeitos que acontecem fora dos muros da escola. Dessa forma, teremos grandes aliados no combate à violência escolar", disse.

De acordo com a senadora do PSDB, o sistema vai mapear casos de violência, criar programas para formação da cultura e paz, propor soluções, prestar assessoria às escolas e auxílio às vítimas da violência.

Para o relator da matéria na Comissão de Educação, senador Flávio Arns (PR), o aumento dos casos de violência escolar deve servir de alerta aos brasileiros.

"Hoje a maior preocupação não é com a qualidade do ensino, mas com a violência nos colégios. As conseqüências imediatas são o aumento da evasão escolar e dificuldade de aprendizagem", ponderou.


Se for aprovado, deverá ser enviado à Câmara. Sua tramitação nas duas Casas não prevê votação em plenário. O texto só irá a plenário se houver recurso nesse sentido.
 
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto